Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o momento em que policiais militares de São Paulo prenderam o cantor de funk MC Salvador da Rima, na zona leste da cidade, no sábado (27).
De acordo com as imagens, o cantor foi derrubado no chão logo depois de ser retirado de dentro de uma casa, com a camisa rasgada.
Os policiais o enganam e lhe dão um golpe denominado de ‘mata-leão’, que consiste em uma chave de braço aplicada ao pescoço.
Salvador da Rima foi acusado de desacato por discutir com os PMs por causa de uma carro parado na contramão, mas advogados da produtora GR6, que representa o artista afirmam que houve “nítida demonstração de excesso flagrante violência”.
*Fonte: Youtube
OUTRO LADO
Ao site G1, a Polícia Militar afirmou que “recebeu uma denúncia de atitude suspeita” e se deparou com cenas de aglomeração de pessoas e som alto” no local”.
A polícia, no entanto, não citou a discussão motivada por um carro estacionado na contramão, mencionada pelos advogados.
A PM também informou que chegou ao local ao ser acionada por uma ligação do telefone 190, para averiguar pessoas em atitude suspeita no bairro de Itaquera. Ao chegar ao local, segundo informa, os agentes foram desrespeitados por um dos frequentadores, que também resistiu a ordem de prisão.
“Todas as pessoas que estavam na festa, inclusive o detido, estavam aglomerados e sem máscaras”, diz a PM por meio de nota. Mas nas imagens também aparecem vários PMS sem máscaras.
O cantor foi liberado por volta das 20h de sábado. Seus advogados afirmam que a partir desta segunda-feira (1º) serão adotadas medidas jurídicas contra os policiais.
CELULAR APREENDIDO
A esposa de Salvador da Rima, que filmava a ação dos policiais e transmitia em tempo real nas redes sociais, teve o smartphone apreendido, só que o aparelho continuou ligado captando a conversa dos policiais.
Em um trecho reproduzido por seguidores que acompanharam as cenas pelo Instagram, a voz que seria de um dos policiais que conversavam entre si diz: “Machuca aí a mão”.
A PM diz que vai analisar a ação sob o ponto de vista operacional e técnico-administrativo, mas já antecipou que não houve ilegalidade e nega que “os policiais teriam forjado lesões para incriminar o detido”, porque nas declarações dos agentes “não há menção de lesões sofridas na ação”.
As imagens mostram amigos do cantor tentando impedir a prisão e questionando a violência policial. Os policiais chegam a apontar armas para as pessoas, pedindo que “se afastem”. Eles também utilizaram spray de pimenta enquanto colocavam Salvador da Rima no camburão.
Salvador da Rima tem 19 anos. É um dos MCs de funk de maior sucesso no Brasil atualmente. Ele canta “Cracolândia”, parceria com o DJ Alok, que chegou ao 1º lugar nas paradas nacionais em 2020.
Ele tem um estilo de funk consciente, que aborda a vida na periferia. Um de seus maiores sucessos foi a música “Vergonha para a mídia”.