A circulação de informações sobre uma suposta proposta de delação premiada envolvendo o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, foi desmentida por pessoas próximas ao ex-parlamentar e por integrantes de sua defesa jurídica.
De acordo com reportagem publicada pelo Diário da Guanabara, não existe qualquer proposta de colaboração premiada apresentada por Bacellar, nem tratativas nesse sentido junto às autoridades competentes. A informação que vem sendo disseminada por alguns sites e perfis nas redes sociais foi classificada como falsa por fontes ligadas ao ex-presidente da Alerj.
A mesma apuração foi realizada pela Agência Fonte Exclusiva, que ouviu pessoas próximas a Bacellar e advogados de defesa. Segundo as fontes consultadas, a possibilidade de um acordo de delação nunca foi discutida ou cogitada, contrariando versões que passaram a circular nos últimos dias em ambientes digitais.
Ainda segundo os relatos obtidos pelos veículos de comunicação, a origem da informação falsa já estaria sendo identificada nos bastidores políticos. O conteúdo teria sido impulsionado em meio ao ambiente de disputas e especulações que envolvem a política fluminense.
Advogados ligados à defesa de Bacellar reforçaram que não existe qualquer negociação em andamento para colaboração premiada e que as notícias divulgadas por determinados portais não possuem respaldo documental ou jurídico.
A disseminação de informações sem confirmação tem gerado repercussão nas redes sociais e ampliado a circulação de versões sem comprovação. Diante disso, os veículos que realizaram a checagem destacam a importância da verificação dos fatos antes do compartilhamento de conteúdos que possam induzir a população ao erro.
A reportagem do Diário da Guanabara e a checagem independente da Agência Fonte Exclusiva convergem para a mesma conclusão: a alegação de que Rodrigo Bacellar estaria negociando ou teria apresentado proposta de delação premiada não corresponde aos fatos e deve ser considerada notícia falsa.








