*Da redação
O Norte, Noroeste Fluminense e Região dos Lagos, no Estado do Rio, já tem a sua primeira agência de checagem de notícias. É a #FonteExclusiva, uma iniciativa do Portal VIU!.
O trabalho será voltado para o combate as Fake news, que são disseminadas em plataformas digitais e que nas cidades do interior também costumam ser propagadas por veículos de comunicação.
As técnicas de identificação de Fake news por meio de checagem das fontes de informações, incluindo levantamento de dados, foram assimiladas em treinamentos com especialistas nos cursos do Knight Center, da Universidade do Texas (EUA).
“Esses treinamentos começaram desde o ano passado, com profissionais pioneiros neste formato de apuração. São experiências formidáveis com jornalistas da Espanha, Argentina e Estados Unidos”, destaca o jornalista Roberto Barbosa, diretor-executivo de VIU!.
ENTENDA O CASO
Com a multiplicidade de plataformas para difusão e compartilhamentos de informação, as notícias falsas, também conhecidas por Fake news, se tornaram uma ferramenta perniciosa no ambiente virtual.
Ano de eleição é um dos períodos que mais se compartilha notícias falsas. As figuras públicas, entre elas artistas e políticos, estão entre as maiores vítimas dos criminosos.
A falta de informação por parte do público é uma grande aliada dos propagadores das Fakes news, que também costumam montar sites como elemento embrionário para consumação desses crimes.
“Os criminosos postam as notícias nesses sites e a partir daí compartilham nas redes sociais. As pessoas, muitas vezes por desinformação, propagam no primeiro impulso, sem checar. Por outro lado, tem internautas que sabem que a informação é falsa, mas acabam propagando por atender o apelo de suas crenças religiosas ou ideológicas. Este último fenômeno é o que denominamos de pós-verdade”, diz Barbosa.
NOVO FORMATO
Para o diretor executivo do Portal VIU!, o jornalismo investigativo, que apura dados e fatos nunca foi tão necessário no atual estágio. “É a essência do jornalismo, com apuração dos fatos, que desmistifica a mentira”, destaca Barbosa.

“A #FonteExclusiva vai funcionar dentro da própria plataforma do Portal e também vai atuar com checagem de dados, que são fontes primárias para verificar a veracidade de determinadas informações”, destaca o economista Ranulfo Vidigal, colunista do Portal e um dos coordenadores do projeto.
Vidigal é doutorando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi presidente da Fundação Cide, presidiu o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), além de ter uma vasta experiência como ex-prefeito, ex-secretário de Planejamento e ex-secretário de Fazenda.
Para o jornalista e colunista de VIU!, Douglas Fernandes, a disseminação de notícias falsas não é algo novo, apenas ganhou mais repercussão com o advento das redes sociais.
“Existem jornais de interior que funcionam como indústrias de Fake news. São geralmente jornais especializados em fofoca e futrica, herança do colunismo social provinciano”, destaca Fernandes.

Advogado com ampla experiência na defesa de jornalistas processados por crime de opinião, assim como na propositura de ações conta crimes caluniosos praticados por veículos de comunicação, o advogado Antônio Maurício Costa diz que a #FonteExclusiva poderá preencher uma lacuna deixada pelo Observatório da Imprensa, criado pelo jornalista Alberto Dines.

“Espero que esta iniciativa crie também uma plataforma de debates para discutir condutas não republicanas adotadas por profissionais que atuam com notícias. Particularmente não gosto do termo Fake news. Prefiro a definição notícia inverídica“, destacou Costa.
Maurício Costa também destaca que a profusão de notícias inverídicas, em parte, é decorrência da abdicação do trabalho de profissionais com formação de jornalistas, com prática na apuração e checagem de notícias, em troca de pessoas sem formação para o exercício deste ofício. “Isso trouxe uma insegurança no trato da notícia e uma inconfiabilidade para quem consome esse produto”, disse.
A #FonteExclusiva, além de monitorar o trabalho da imprensa, também vai acompanhar a disseminação de informações nas redes sociais.
JORNALISMO DIGITAL
Fundado em 2011, na cidade de Macaé (RJ), o Portal VIU! tornou-se em um curto espaço de tempo uma das plataformas de informação mais conceituadas no Norte, Noroeste Fluminense e Região dos Lagos, primando pela excelência no conteúdo e mantendo colaboradores com notório saber em diferentes áreas.
Reportagens investigativas do Portal, recentemente revelaram o escândalo envolvendo a distribuição de bolsas de ensino na Faculdade Medicina de Campos dos Goytacazes. Outra reportagem desbaratou o Portolão, a farra de uso dos recursos do BNDES no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). As duas reportagens deflagraram séries de reportagens do STB Rio.