A crise interna entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) teria provocado mudanças até mesmo na rotina de circulação dentro da Corte. Segundo reportagem publicada pelo UOL nesta sexta-feira (11), ministros e seus assessores passaram a adotar precauções para evitar encontros em áreas comuns do tribunal, como elevadores e a garagem.
De acordo com os relatos citados pela publicação, assessores estariam verificando previamente se determinados locais estão vazios antes de acompanhar os ministros durante os deslocamentos. A estratégia teria como objetivo reduzir encontros casuais entre integrantes do Supremo em meio ao aumento das divergências internas.
Clima de tensão preocupa ministros
O ambiente dentro do STF ocorre poucos dias antes da sessão plenária extraordinária marcada para 15 de setembro, que deverá concentrar discussões relacionadas à crise envolvendo integrantes da Corte e às investigações sobre o Banco Master.
Fontes ouvidas pelo UOL afirmam que ainda existe incerteza sobre o resultado da sessão diante da falta de diálogo entre os ministros.
Segundo os relatos, as medidas para evitar encontros não estariam limitadas aos magistrados diretamente envolvidos na disputa. Ministros que não participam diretamente do conflito também teriam adotado precauções semelhantes durante a rotina no tribunal.
Acesso ao andar de Moraes teria sido limitado
Outro reflexo do ambiente de tensão seria uma restrição no acesso de servidores credenciados ao andar onde fica o gabinete do ministro Alexandre de Moraes.
A medida teria ocorrido depois de uma fotografia registrada em 2 de setembro mostrar Moraes ao lado de Flávio Dino, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin em um momento descontraído.
O registro veio a público pouco depois da retirada do sigilo de documentos relacionados às investigações do caso Banco Master. Entre os materiais divulgados estavam mensagens atribuídas a Moraes e ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro.
A divulgação dos documentos ampliou as discussões dentro do Supremo e aumentou a atenção sobre a relação entre os integrantes da Corte e os desdobramentos da investigação.
Mendonça estaria mais isolado
Ainda de acordo com os relatos publicados pelo UOL, o ministro André Mendonça estaria mais isolado dentro do Supremo desde o agravamento da crise.
Nesta sexta-feira (11), segundo as fontes citadas pela reportagem, Mendonça teria deixado o tribunal com o objetivo de evitar encontros com outros ministros.
O episódio ocorre na semana que antecede a sessão de 15 de setembro, considerada um dos principais momentos para os próximos desdobramentos da crise. O encontro deverá reunir os ministros para analisar questões relacionadas às investigações do Banco Master, à divulgação de documentos e às divergências que se intensificaram dentro da Corte.
*Da Agência Fonte Exclusiva.








