quarta-feira, 21 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Mendonça substitui prisão de ex-procurador do INSS por tornozeleira eletrônica

Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho é investigado na Operação Sem Desconto e também fica proibido de manter contato com outros investigados e de acessar unidades do INSS e da Dataprev.

redacao Por redacao
09/09/2026 - 14:51
em Brasil
A A
André Mendonça substitui prisão de ex-procurador do INSS por medidas cautelares na Operação Sem Desconto, incluindo uso de tornozeleira eletrônica.

Imagem: Reprodução/Carlos Moura/SCO/STF

Compartilhar:

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a substituição da prisão preventiva de dois investigados na Operação Sem Desconto por medidas cautelares. Entre os beneficiados está Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, ex-procurador-geral do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A decisão foi assinada na noite de terça-feira (8). Com a mudança, Virgílio deverá utilizar tornozeleira eletrônica e cumprir uma série de restrições impostas pelo Supremo.

O ex-procurador também está proibido de manter contato com outros investigados no caso e de frequentar instalações do INSS e da Dataprev, empresa pública responsável pela gestão de sistemas e bases de dados utilizados pela autarquia.

Ex-procurador foi indiciado pela Polícia Federal

Virgílio foi preso em novembro de 2025 durante a Operação Sem Desconto, investigação da Polícia Federal que apura um suposto esquema de descontos associativos realizados sem autorização em aposentadorias e pensões do INSS.

Leia Também

Emissões de gases de efeito estufa caem 9% no Brasil em 2025

Prefeituras têm até 12 de dezembro para prestar contas sobre gestão de praias e orlas

De acordo com as investigações, entidades que deveriam representar aposentados e pensionistas teriam sido utilizadas para realizar cobranças indevidas diretamente sobre os benefícios.

No início de agosto, a Polícia Federal indiciou o ex-procurador-geral por suspeita de participação no esquema. Segundo os investigadores, ele teria recebido cerca de R$ 11,9 milhões relacionados aos descontos considerados irregulares.

A apuração aponta ainda que parte dos recursos teria chegado a Virgílio por meio de sua esposa, a partir de empresas ligadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

As informações fazem parte da investigação e ainda serão submetidas à análise da Justiça.

Mendonça entende que prisão não é mais necessária

Ao analisar o pedido de liberdade, André Mendonça considerou que a etapa de investigação conduzida pela Polícia Federal já havia sido concluída.

Na avaliação do ministro, com o encerramento dessa fase, não permaneceriam com a mesma intensidade os fundamentos que justificavam a prisão preventiva do investigado.

Mendonça entendeu que as medidas cautelares impostas são suficientes, neste momento, para evitar possíveis interferências no processo ou eventual repetição de condutas investigadas.

Além da tornozeleira eletrônica, Virgílio deverá cumprir as restrições de contato e de acesso às instalações do INSS e da Dataprev.

Contador da Conafer também deixa a prisão

A decisão de Mendonça também beneficiou Samuel Bomfim Júnior, contador da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).

Samuel deixou a prisão e, assim como Virgílio, deverá utilizar tornozeleira eletrônica.

O ministro adotou como fundamento a mesma avaliação de que, com o encerramento da etapa investigativa da Polícia Federal, as medidas cautelares seriam suficientes para garantir o andamento do processo.

Ex-ministro e ex-secretário deixam de usar tornozeleira

André Mendonça também retirou a obrigação de monitoramento eletrônico que havia sido imposta a José Carlos Oliveira, ex-ministro da Previdência Social, e Pedro Corrêa Neto, ex-secretário de Inovação do Ministério da Agricultura.

Os dois ocuparam cargos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No caso de José Carlos Oliveira, também identificado como Ahmed Mohamad Oliveira, um relatório da Polícia Federal aponta que ele seria suposto destinatário de R$ 100 mil em propina paga pela Conafer.

Segundo a investigação, os recursos teriam origem em valores supostamente desviados de aposentadorias e pensões do INSS. A apuração também indica que o ex-ministro teria atuado para favorecer interesses da entidade.

As suspeitas integram a investigação da Polícia Federal e ainda não representam uma condenação. Eventuais responsabilidades deverão ser definidas pela Justiça ao longo do processo.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #AndréMendonça#Contag#Dataprev#FraudeNoINSS#OperaçãoSemDesconto#Pensionistas#PolíciaFederal#PrevidênciaSocial#VirgílioRibeiroaposentadosBrasilConaferINSSJustiçaPFSTF
Notícia anterior

Crise no STF ganha novo capítulo e aumenta pressão sobre campanhas de Lula e Flávio Bolsonaro

Próxima notícia

ESF do Horto promove ação do Setembro Amarelo com foco em acolhimento e valorização da vida

redacao

redacao

Próxima notícia
ESF do Horto realiza ação do Setembro Amarelo com dinâmica sobre empatia, acolhimento, apoio emocional e valorização da vida.

ESF do Horto promove ação do Setembro Amarelo com foco em acolhimento e valorização da vida

SBPC, Academia Brasileira de Ciências e outras 57 entidades alertam para crise institucional e defendem investigações independentes.

SBPC e Academia de Ciências alertam para crise entre instituições

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist