Com menos de um mês desde que foi inaugurado, o Hotel de Deus, em Macaé (RJ), já tem 10 idosos acolhidos no Centro Dia, mas já são 35 inscritos passando pelo processo de triagem, o que demonstra a real necessidade de um espaço totalmente dedicado a terceira idade no município.
Sou, particularmente, um entusiasta de toda iniciativa voltada para o bem estar da terceira idade, ainda mais quando se assiste a uma verdadeira segregação etária em função do apego das novas gerações às tecnologias. Idoso sempre tem muita história para contar, só que jovem, geralmente, não tem paciência de ouvir. O Iphone ou Smartphone está sempre ganhando a concorrência.
O fato, é que nesses tempos modernos, o Brasil, assim como nações de primeiro mundo, como a Grã-Bretanha, tem milhares de idosos enfrentando um verdadeiro “Apartheid etário”.
No país em que a expectativa de vida aumentou, o idoso precisa interagir, manter atividades artísticas, físicas e ocupacionais. Isso eleva a auto-estima e no Centro Dia tem.
COMO FUNCIONA
Os idosos chegam ao Hotel de Deus às 7h da manhã e retornam às suas respectivas residências às 19h. Durante o período de permanência, recebem café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar.
São assistidos por profissionais médicos, geriatras, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e monitores totalmente dedicados ao longo do dia.
O Centro Dia funciona Hotel de segunda à sexta-feira e o objetivo é permitir que os idosos permaneçam assistidos no período em que a família trabalha.
“Esses idosos, geralmente, são aqueles que precisam de assistência enquanto a família trabalha. Mas teremos também os casos de Internação de Longa Permanência para Idosos (ILPI),” destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Janine dos Santos Parente Martins.
Nesta sexta-feira (10), o Prefeito Dr. Aluízio e alguns secretários participaram de um almoço com os idosos no Restaurante do Hotel de Deus. A visita, além de simbólica, demonstra uma integração de diferentes colaboradores do governo visando o funcionamento do espaço.
O projeto é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, mas conta com profissionais da saúde, com atividades da Secretaria de Esportes, Cultura e Educação.
O secretário de Educação, Guto Garcia, está transferindo o curso de cuidador de idosos do Centro Técnico de Educação Profissional (Cetep) para o auditório do Hotel de Deus. As aulas teóricas serão ministradas no auditório e as aulas práticas serão com os idosos.