quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Edson Fachin assume presidência do STF; Alexandre de Moraes será vice

Ministro gaúcho sucede Luís Roberto Barroso e promete uma gestão de perfil discreto, com foco em pautas de impacto social.

redacao Por redacao
29/09/2025 - 08:49
em Brasil
A A
Edson Fachin toma posse como presidente do STF para mandato de dois anos. Alexandre de Moraes será vice. Primeira sessão sob nova gestão julgará vínculo de motoristas de aplicativo.

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar:

O ministro Edson Fachin assumiu, nesta segunda-feira (26), a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) para um mandato de dois anos. A cerimônia de posse aconteceu às 16h, em Brasília, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP). Alexandre de Moraes foi empossado como vice-presidente da Corte.

Fachin sucede Luís Roberto Barroso e foi eleito de forma simbólica no mês passado, seguindo o critério de antiguidade previsto no regimento interno. O ministro dispensou a tradicional festa de posse, preferindo uma cerimônia mais discreta.

Com um perfil considerado reservado, Fachin deve evitar embates políticos e declarações polêmicas. Segundo pessoas próximas, sua gestão deve se destacar pela condução de julgamentos de grande impacto social. Na próxima quarta-feira (1º), a primeira sessão sob seu comando analisará a questão do vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos, tema conhecido como “uberização”.

Natural de Rondinha (RS) e formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fachin foi indicado ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff e tomou posse em junho de 2015. No tribunal, foi relator de processos importantes, como as investigações da Operação Lava Jato, o julgamento do marco temporal para demarcações de terras indígenas e a ADPF das Favelas, que estabeleceu medidas para reduzir a letalidade policial em operações no Rio de Janeiro.

Leia Também

Emissões de gases de efeito estufa caem 9% no Brasil em 2025

Prefeituras têm até 12 de dezembro para prestar contas sobre gestão de praias e orlas

Alexandre de Moraes, novo vice-presidente, é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e foi indicado ao STF em 2017 pelo então presidente Michel Temer. Antes de chegar à Corte, foi ministro da Justiça, secretário de Segurança Pública e secretário de Transportes de São Paulo.

Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #AlexandreDeMoraes#EdsonFachin#SupremoTribunalFederal#UberizaçãoBrasilJudiciárioJustiçaPolíticaPosseSTF
Notícia anterior

“Amigão” da ESPN, jornalista Paulo Soares morre aos 63 anos em São Paulo

Próxima notícia

EUA cassam visto da presidenta do PSOL, Paula Coradi, após participação em congresso socialista

redacao

redacao

Próxima notícia
EUA cassam visto da presidenta do PSOL, Paula Coradi, após participação em congresso socialista

EUA cassam visto da presidenta do PSOL, Paula Coradi, após participação em congresso socialista

Dmitry Medvedev alerta que um conflito entre Rússia e Europa poderia escalar para o uso de armas de destruição em massa, após acusações de ataques com drones a países da Otan.

Rússia ameaça uso de armas de destruição em massa em possível guerra com Europa

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist