Reportagem da agência Fonte Exclusiva disponibilizada na plataforma Canal VIU!, no Youtube, nesta segunda-feira (14), revela indícios de esquema no abastecimento de carros do município de São Fidélis (RJ), no Norte Fluminense.
De acordo com documentos protocolizados no Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPRJ), carros que se encontram sucateados em depósitos constam como abastecidos diariamente.
A denúncia é do motorista de ambulâncias Aleomar José Duarte, de 64 anos, que conseguiu recolher documentos e monitorar a rotina de abastecimento da frota oficial.
*Fonte: Canal VIU!/Youtube
O sistema de abastecimento é realizado por meio de um contrato de terceirização da Prefeitura com a empresa Prime Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda.
De acordo com dados do Portal da Transparência, até junho deste ano a empresa já faturou mais de R$ 1.040 milhão com o município.
No ano passado, o faturamento foi de R$ 1,233 milhão.
Clique nos links abaixo e confira faturamento da empresa no município de São Fidélis em 2019 e 2020:
COMO FUNCIONA
O servidor explica que os motoristas recebem um cartão magnético com a identificação do veículo. Esse documento assegura o abastecimento em postos credenciados e o esquema também envolveria direcionamento para três postos de combustíveis.
Há indícios de que carros dos quais só restam carcaças em depósitos estejam lançados em listas de abastecimentos como se estivessem circulando normalmente.
“São carros que não tem motor, não tem caixas de marchas e não tem rodas. Só existem as carcaças com placas nos cemitérios de automóveis do município”, explica o servidor, que detalha o funcionamento na entrevista à reportagem produzida pela agência Fonte Exclusiva.
A mesma denúncia destaca que um veículo em nome do Juquinha Custódio (já falecido), pai do vice-prefeito José William, chegou a ficar a serviço da secretaria de Saúde, sendo abastecido no sistema.
A suspeita é que o sistema de abastecimento utilize verbas Federais e outras fontes de receitas, o que teria motivado a denúncia nas duas esferas ministeriais (federal e estadual).
Esclarecimento à população fidelense.
Posted by Amarildo Alcantara on Monday, September 14, 2020
*Fonte: Facebook
Após divulgação da reportagem no Canal VIU!, o prefeito de São Fidélis, Amarildo Alcântara (Solidariedade), afirmou que foi surpreendido pela denúncia e que afastou funcionários sob suspeita.
O prefeito também destacou que se houver comprovação de irregularidades, os responsáveis serão responsabilizados. “Não vai ficar impune quem estiver errado”, disse o prefeito.