Tamoios, 2º distrito de Cabo Frio (RJ), na Região dos Lagos, continua enfrentando invasão de terras e de áreas ambientais. Na quinta-feira (23), agentes da Coordenadoria de Assuntos Fundiários e da Secretaria de Meio Ambiente do Município realizaram uma ação conjunta para conter mais um tentativa de invasão.
Os grileiros invadem as terras na região litorânea e depois vendem os lotes, promovendo ocupação desordenada do distrito que fica próximo a Barra de São João, litoral de Casimiro de Abreu.
A operação teve apoio da Polícia Militar e ocorreu em todo o segundo distrito, atendendo denúncias de moradores sobre parcelamentos irregulares do solo para venda, construções e cercamentos indevidos.
Os fiscais flagraram uma construção irregular no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado. A obra foi embargada. Situações semelhantes de loteamentos irregulares e construções ainda em fase inicial foram encontradas na Alameda das Palmeiras, no fim da Rua Casa Grande e na localidade de Pinguela.
No Loteamento Santa Margarida III, os agentes identificaram um parcelamento de solo em área pertencente ao município. Já no loteamento Orla 500, uma construção sem as devidas licenças municipais foi interrompida.
Também foram flagradas novas construções às margens do rio São João, próximo à Avenida Beira Rio. Neste local, os responsáveis foram multados.
“Nossas operações continuarão a ser realizadas diariamente, inclusive aos fins de semana, até que toda essa atividade ilegal cesse em Cabo Frio. Lembramos que os responsáveis por essas invasões e parcelamentos irregulares para fins de comercialização, estão sendo todos responsabilizados e criminalizados junto à Justiça. É muito importante que a população continue denunciando essas invasões”, afirmou Ricardo Sampaio, coordenador de Assuntos Fundiários.