quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Macaé-RJ: Vitória de Riverton provocaria anulação da eleição e presidente da Câmara assumiria Prefeitura

Em Campos (RJ), Justiça Federal condena ex-prefeito e vice a ressarcir União por custo de eleição suplementar em 2006

redacao Por redacao
13/11/2020 - 20:00
em Fonte Exclusiva
A A
Prefeito de Macaé-RJ, Riverton Mussi

Ex-prefeito de Macaé-RJ, Riverton Mussi | Foto: Reprodução

Compartilhar:

O ex-prefeito de Macaé (RJ), Riverton Mussi (PDT), está disputando à sucessão municipal mesmo na condição de inelegível até 2027, com duas condenações já transitadas em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Riverton, assim como outros candidatos pelo país afora na mesma situação, aproveitam-se de brechas na legislação para manter-se na disputa com registro sub judice.

Mas neste momento, o risco para Macaé é Riverton ganhar a eleição e as pesquisas mais recentes demonstram que ele tem chances de ganhar em função do apelo popular.

Mas o que acontecerá se Riverton Mussi ganhar a eleição que será realizada neste domingo (15)?  O pleito, inevitavelmente será anulado, e nesta situação o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) terá que convocar uma eleição extemporânea.

Leia Também

“Capitão do mato” pode virar caso de Justiça: decisão acende alerta para ataques raciais nas redes

É falsa a informação sobre delação de Rodrigo Bacellar, apontam aliados e advogados

Só que entre o prazo depois da anulação até a eleição extemporânea, a cidade será governada pelo presidente da Câmara de Vereadores, porque a cassação do registro de Mussi afetará o registro da chapa, incluindo o vice Luiz da Penha.

O presidente da Câmara que assumir o mandato poderá disputar a eleição extemporânea, conforme aconteceu em Campos na eleição de 2004, quando o então prefeito Carlos Alberto Campista teve o diploma cassado em maio de 2005, juntamente com o vice Toninho Vianna.

Na ocasião, o então presidente da Câmara, Alexandre Mocaiber assumiu o mandato tampão, disputou a eleição e venceu o pleito.

Portanto, o legislativo de Macaé terá uma grande importância em uma eventual eleição extemporânea, porque assumirá praticamente o controle sobre o executivo.

Em Campos, recentemente, a União Federal entrou com processo contra Campista e Vianna pedindo ressarcimento dos custos com a eleição extemporânea. Eles foram condenados pela juíza da 1ª Vara Federal de Campos, Karla Nanci Granado, a indenizar a União por todo o dispêndio financeiro com a eleição suplementar.

O valor foi estipulado em mais de R$ 300 mil, fora as correções monetárias. Contra a condenação cabe recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

CLIQUE AQUI E LEIA PROCESSO NA ÍNTEGRA

ENTENDA O CASO RIVERTON 

Com base na Lei da Ficha Limpa, Riverton Mussi não poderia ser candidato na eleição deste ano. Ele conseguiu registrar candidatura por meio de brechas na legislação.

Em 22 de setembro deste ano, uma reportagem da agência Fonte Exclusiva já explicitava a insegurança jurídica da conduta do ex-prefeito e alertava que o seu registro de candidatura era inviável.

Na segunda-feira, 21 de setembro, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, sinalizou a insegurança jurídica da candidatura do ex-prefeito, ao negar um pedido de habeas corpus protocolizado na Corte.

Mussi tentava suspender os efeitos de uma das suas condenações por improbidade administrativa, que implica em sua inelegibilidade por cinco anos, a partir de 2017. O processo já transitou em julgado e não caberia mais recurso, mas ainda assim os advogados tentaram.

ENTENDA OS PROCESSOS

Em um dos processos, o ex-prefeito foi condenado “por realizar (em sua gestão) publicações em jornais diversos, contratados sem licitação”, o que, segundo o Ministério Público, caracterizou abuso de poder político, causando dano ao erário e enriquecimento ilícito.

Com o pedido de habeas corpus no STJ, Riverton Mussi tentava um atalho para desviar-se da lei da Ficha Limpa e registrar sua candidatura para a disputa eleitoral deste ano. Ao negar o pedido de liminar, no entanto, o ministro do STJ eliminou esta chance.

O ex-prefeito de Macaé enfrenta ainda outra condenação em ação de improbidade administrativa, que o deixa inelegível por 10 anos a partir de 2017.

Neste processo ele também é acusado de contratar publicidade sem licitação, visando promoção pessoal. Neste caso, segundo o MP, “ficou caracterizado o abuso de poder político, causando dano ao erário e enriquecimento ilícito”.

De acordo com essas duas condenações, o ex-prefeito de Macaé continua inelegível até 2027. Confira abaixo o conteúdo dos processos envolvendo o ex-prefeito:

Clique e leia: 1 – Processo Riverton Mussi

Clique e leia: 2 – Processo Riverton Mussi

Clique e leia: 3 – Processo Riverton Mussi

Clique e leia: 4 – Processo Riverton Mussi

Clique e leia: 5 – Processo Riverton Mussi

Clique e leia: 6 – Processo Riverton Mussi

Clique e leia: 7 – Processo Riverton Mussi

Clique e leia: 8 – Processo Riverton Mussi

Clique e leia: 9 – Processo Riverton Mussi

SOBRE FONTE EXCLUSIVA: Agência dedicada ao jornalismo investigativo de dados, pesquisa de opinião pública e checagem de notícias. 

Notícia anterior

Campos-RJ: Pedido de cassação do registro de Dr. Bruno Calil e pastor Eber Silva

Próxima notícia

DER-RJ inicia obras de construção de acessos à Ponte sobre o Rio Muriaé

redacao

redacao

Próxima notícia
obra de acessos à Ponte sobre o Rio Muriaé (1)

DER-RJ inicia obras de construção de acessos à Ponte sobre o Rio Muriaé

PEAC MAQUININHAS

Caixa adere ao Programa Emergencial de Acesso a Crédito - PEAC Maquininhas

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist