A Procuradoria do Trabalho do Município de Campos (PTM) confirmou o recebimento de denúncias sobre trabalhadores da Usina Coagro com testagem positiva para covid-19.
De acordo com reportagem da Agência Fonte Exclusiva, os trabalhadores atuam no corte de cana e foram recrutados nos municípios de Jenipapo de Minas, Novo Horizonte e Araçuaí, todos localizados em Minas Gerais.
Eles teriam se contaminado em alojamento mantido pela Usina em uma pousada na Tapera, localidade afastada da área urbana de Campos.
Por meio de resposta enviada por e-mail, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), confirmou Campos o recebimento de duas Notícias de Fato (NF) sobre o caso.
“A NF 000207.2021.01.003/7 – 301 está em andamento, com procedimento sob sigilo para preservar as investigações”, destaca um trecho do e-mail.
“A segunda denúncia, NF 000221.2021.01.003/7 – 301, que narrava o suposto transporte de 40 trabalhadores acometidos pela COVID-19 de volta para Minas Gerais na noite do dia 13.07.2021, não foi confirmada pelo MPT nas diligências realizadas em parceria com a Polícia local”, diz o e-mail.
A situação dos trabalhadores foi denunciada inicialmente ao Ministério dos Direitos Humanos, em Brasília, mas o caso foi encaminhado para abertura de inquérito no MPT.
O MPT, no entanto, não informou a razão de ter decretado sigilo sobre o andamento do inquérito. A Usina Coagro, que inicialmente foi contactada pela reportagem, não comentou o incidente.