O Ministério Público Eleitoral (MPE), instaurou procedimento para apurar a disseminação de Fake News nas redes sociais durante o 1º turno das eleições municipais em Campos dos Goytacazes.
O caso foi denunciado em reportagem da Agência Fonte Exclusiva, no Portal VIU!.
A informação sobre o procedimento foi confirmada pelo promotor Fabiano Rangel Moreira em entrevista a um site local.
Segundo o promotor existem vários procedimentos já instaurados com base em denúncias e algumas pessoas responsáveis por essas postagens já foram identificadas. Ele alertou a população sobre as penalidades que estão previstas para os disseminadores de notícias falsas contra políticos no período eleitoral.
“O Ministério Público está atento. São várias investigações instauradas referentes a infrações que observamos no primeiro turno. E o MP vai estar atento a estas irregularidades”, disse o promotor.
Ele destacou que essas pessoas estarão sujeitas ao pagamento de multas estipuladas em altos valores, além de sanções criminais.
“Se além dessas infrações a gente verificar que há ofensas ou matérias negativas dentro do disparo em massas, o crime e a infração acabam sendo pior”, destacou.
“Já tem representação do Ministério Público pedindo multas e instauração de procedimentos de investigação em cima dessas condutas”, afirmou o promotor.