Por falta de uma normativa interna para aulas remotas no ano letivo de 2021, a Câmara de Graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), suspendeu o calendário acadêmico do primeiro semestre.
A decisão por 8 votos a 1 foi consumada em reunião extraordinária realizada no dia 19 de fevereiro, segundo nota divulgada pelo colegiado de graduação na sexta-feira (20), cuja cópia está disponível para consulta em arquivo no final desta reportagem.
A falta de normativa estaria implicando até em falta de regras para inscrição de alunos nas Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AAREs).
A Câmara de Graduação destaca que enviou minuta com proposta de normativa para aprovação no Colegiado Acadêmico (COLAC) da instituição, bem como ao Conselho Universitário (CONSUNI), mas a matéria não foi apreciada nas duas instâncias.
A nota da Câmara de Graduação esclarece que a falta de normativa também impede o planejamento do trabalho acadêmico.
Uma das questões mais polêmicas nas normativas se dá na discussão da frequência dos alunos. Alguns integrantes do Diretório Acadêmico defendem que não seja computada nota e frequência nas aulas remotas, enquanto que a Câmara de Graduação considera que “a dedicação e comprometimento dos estudantes é maior quando é computada nota para o CR (Coeficiente de Rendimento)”.
“A suspensão do calendário foi o único recurso possível para aguardar a deliberação sobre a normativa nos conselhos superiores. Tão logo a normativa seja aprovada, a Câmara de Graduação se reunirá para atualizar o calendário acadêmico e iniciar o semestre letivo de 2021”, diz um trecho da nota.
“Reiteramos, como coordenadores, que todos os cursos de graduação já estão prontos para o início do semestre letivo e que estamos apenas aguardando as normativas para cadastramento das AAREs, matrículas dos estudantes e início do semestre letivo.
A reitoria da Universidade Estadual do Norte Fluminense, bem como os demais colegiados citados, ainda não se pronunciaram sobre a nota da Câmara de Graduação.
CLIQUE AQUI E LEIA NOTA DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO DA UENF
SOBRE FONTE EXCLUSIVA: Agência dedicada ao jornalismo investigativo de dados, pesquisa de opinião pública e checagem de notícias.