Para remediar farra de gastos em ano eleitoral, vereadores de Campos dos Goytacazes-RJ cortam 30% dos salários de cargos comissionados e funções gratificadas;
A Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei contingenciando despesas, o que impõe um corte de 30% sobre salários nos cargos comissionados e funções gratificadas, incluindo o 13º. O corte poupa os salários dos parlamentares.
O contingenciamento também suspende pagamento dos fornecedores, conforme informou reportagem do Portal VIU! nesta terça-feira (23). Com orçamento acima de R$ 27 milhões, o legislativo vivencia uma desordem financeira. Segundo informações de assessores, existem dívidas até com rescisões de contratos.
A gestão do orçamento é criticada por alguns vereadores. José Carlos (DC), em plenário, afirmou que houve excessos de gastos com comendas e compra de flores. “Com tantos contadores (contabilistas) nesta Casa, é inexplicável como a coisa chegou a este ponto”, disse o parlamentar, que é vice-presidente da mesa-diretora. Ele também mencionou gastos excessivos com abastecimento de carros destinados ao transporte de vereadores para encontros políticos no Rio de Janeiro.
O projeto foi votado em caráter de urgência e o presidente Marcão Gomes (PR), negou um pedido de vistas formulado pelo vereador Eduardo Crespo.
Em ano eleitoral, com o presidente do legislativo disputando um mandato de deputado Federal, os gastos com pessoal também foram além da conta. Só contratos de trabalhadores por meio de Recibo de Profissional Autônomo (RPA), Câmara teria 350.
Na justificativa do projeto enviado para aprovação, Marcão Gomes diz que o contingenciamento é decorrência da queda na arrecadação. Eleito para presidência da Câmara no próximo biênio, com passa marcada para janeiro, o vereador Fred Machado (PPS) afirmou em plenário que vai pautar sua gestão na austeridade e prometeu acabar com a farra de gastos. Marcão Gomes disputou um mandato de deputado Federal pelo PR, mas não conseguiu se eleger.
*Agência VIU!