O excesso de carga em caminhões de cana, que transportam matéria prima de São Francisco de Itabapoana (RJ), Norte Fluminense, para usinas sucroalcooleira do estado do Espírito Santo ameaça derrubar a Ponte da Amizade sobre o rio Itabapoana.
A ponte fica na divisa entre São Francisco e Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo, e serve como rota preferencial para os caminhões de cana neste período de safra.
Numa das cabeceiras da ponte, já surgiu uma enorme cratera representando riscos para quem trafega por aquele trecho, principalmente durante a noite. De acordo com moradores, o tráfego de caminhões de cana é intenso neste período de safra, principalmente durante a noite e madrugada, quando os transportadores aproveitam para burlar o fisco do estado do Rio, numa flagrante evasão de divisas.
A falta de fiscalização permite a circulação livre da cana sem emissão de nota entre os dois estados, conforme denunciou reportagem da Agência Fonte Exclusiva na safra de 2020.
“Não há fiscalização. No ano passado, essa ponte chegou a ser interditada para caminhões por medida de segurança, mas por conta da influência de políticos e pressão de produtores rurais que fornecem cana para uma usina do Espírito Santo, ela foi reaberta, mesmo representando fiscos diante do transporte de carga pesada”, destaca um morador que prefere não se identificar.
Na época da interdição, a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Lemos, atuou para liberar a ponte no sentido de normalizar o transporte de cana para o Espírito Santo, uma iniciativa que prejudica a participação do município na arredacação de ICMS, em função do vazamento de renda.
Em contato com o Departamento de Estrada de Rodagem do Estado do Rio (DER), a reportagem foi informada que o órgão inicialmente está providenciando reparos na cabeceira da ponte.
Sobre uma interdição para o transporte de carga pesada ou avaliação das condições estruturais da ponte, ainda não há uma definição por parte do órgão.








