quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

STF dá cinco dias para defesa de Augusto Heleno comprovar diagnóstico de Alzheimer

Decisão de Alexandre de Moraes ocorre em meio ao pedido para converter a prisão do general da reserva em regime domiciliar por motivos de saúde.

redacao Por redacao
29/11/2025 - 16:58
em Política
A A
Ministro Alexandre de Moraes concede cinco dias para a defesa de Augusto Heleno apresentar provas do diagnóstico de Alzheimer. Pedido de domiciliar é analisado enquanto o general cumpre pena por participação em tentativa de golpe.

Imagem: Reprodução/ Agência RT

Compartilhar:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a defesa do general da reserva Augusto Heleno apresente, em até cinco dias, documentos que confirmem o diagnóstico de Alzheimer atribuído ao ex-ministro. A decisão, divulgada neste sábado (29), ocorre durante a análise do pedido para que a prisão do militar seja convertida em regime domiciliar, sob a justificativa de fragilidade de saúde.

A discussão ganhou força após o relatório do exame de corpo de delito apontar que Heleno declarou conviver com a doença desde 2018. Aos 78 anos, o general foi preso na última terça-feira (25) no âmbito das investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado. Após sua detenção, ele foi levado ao Comando Militar do Planalto, em Brasília.

A defesa busca substituir a prisão por razões médicas, argumento que recebeu parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). O órgão defendeu a avaliação humanitária do caso e sugeriu reconsiderar o regime de custódia do ex-ministro.

No despacho mais recente, Moraes também questiona se o suposto diagnóstico de Alzheimer foi devidamente comunicado às autoridades enquanto Heleno comandava o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), entre 2019 e 2022. O ministro ressaltou ainda que, em interrogatório realizado em junho, o general respondeu integralmente às perguntas feitas por seus próprios advogados, sem apresentar sinais aparentes de comprometimento cognitivo.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Para esclarecer a situação clínica, Moraes solicitou a apresentação não só do laudo inicial, mas também de prontuários médicos, relatórios de acompanhamento e a identificação dos profissionais responsáveis pelo tratamento do militar nos últimos anos.

Heleno cumpre pena após condenação do STF a 21 anos de prisão, acusado de integrar o núcleo central de uma organização criminosa que teria atuado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após sua derrota eleitoral.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #AlexandreDeMoraes#Alzheimer#AugustoHeleno#GSI#PGR#PrisaoDomiciliarBrasilJustiçaPolíticaSTF
Notícia anterior

China interrompe envio de soja brasileira por suspeita de pesticidas

Próxima notícia

Águas Dançantes iluminam a Lagoa de Imboassica e abrem programação do Natal Magia em Macaé

redacao

redacao

Próxima notícia
As Águas Dançantes voltam à Lagoa de Imboassica e inauguram o Natal Magia em Macaé. Shows seguem até 3 de janeiro com novidades, acessibilidade e programação especial.

Águas Dançantes iluminam a Lagoa de Imboassica e abrem programação do Natal Magia em Macaé

EUA anunciam nova taxa de importação de 10% após decisão judicial

Trump anuncia fechamento do espaço aéreo da Venezuela e aumenta tensão regional

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist