VÍDEO: Agências de checagem de notícias engolem versão oficial sobre desvio de recursos no orçamento da Previdência Social;
As agência de checagem de notícias Aos Fatos e Lupa levaram um drible de informação do governo Bolsonaro.
No último dia 8, o ministério da Fazenda publicou decreto anunciando a transferência de mais de R$ 600 bilhões do orçamento fiscal e “Seguridade Social” para cobrir despesas de ministérios, autarquias, além de transferência de recursos para Estados, Municípios e Distrito Federal.
O fato gerou grande repercussão nas redes sociais e sites independentes. As agências saíram em campo para apurar a informação, mas engoliram a versão oficial do governo.

O governo informa que não está desviando recursos do INSS. Diz que está “readequando o orçamento” com a nova estrutura administrativa, com remanejando de recursos das pastas que foram extintas. Um picadinho de verdade. Vários ministérios e órgãos foram extintos a partir da posse de Jair Bolsonaro. É natural que os respectivos orçamentos sejam remanejados para algum lugar.
LEIA TAMBÉM:
GOVERNO DESVIA 600 BI DA PREVIDÊNCIA PARA PAGAR DÍVIDA
Mas a grande verdade é que o decreto prima pela informação genérica, sem detalhamento e não escapa da constatação de que o governo está tirando dinheiro da Seguridade Social, um orçamento que também engloba recursos que deveriam ser destinados ao INSS.
O orçamento da seguridade social inclui pagamentos da assistência social, auxílio-doença, aposentadorias para idosos, pagamento aos idosos que recebem aposentadoria mínima mesmo sem ter contribuído com a previdência, programas sociais e outras garantias para a população de baixa renda.
O episódio demonstra que as agências de checagem estão totalmente vulneráveis as pegadinhas burocráticas no universo de informação oficial. Contudo, o rei está nu. A tungada no orçamento da Seguridade Social reforça a tese do Sindicato dos Auditores da Receita Federal: a Previdência brasileira é superavitária e sangra com o desvio de recursos do seu orçamento. Confira vídeo:
[youtube v=”KVcEGyroVq0″]
Fonte: Sindfisco – Youtube
O desvio de recursos da Seguridade Social foi timbrado pelas agências como informação falsa, quando o decreto é explícito em informar que a máquina vai tungar o orçamento da seguridade social. Lupa e Aos Fatos fizeram o que se pode definir como “baldeação ideológica inadvertida”.