Depois de dois meses desde que o primeiro caso de coronavírus foi oficialmente registrado no Brasil, o número de infectados está se acelerando, mas os casos subestimados nas estatísticas do governo e a dimensão geográfica do país impedem que os especialistas façam um comparativo com outros países.
Entrevistado pela agência Sputnik, o biólogo e virologista Davis Fernandes Ferreira, afirma que os casos no Brasil estão em curva ascendente, o que torna o momento perigoso, principalmente para a região Sudeste, a mais impactada pela pandemia.
“Em cada cenário do Brasil, a gente espera ter uma curva diferente, mais atrasada ou mais adiantada. Mas, de uma forma geral, a região sudeste, principalmente, está sendo bastante impactada”, explica como viro biólogo, que atua no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Falta fidelidade nas estatísticas e testagem para dimensionar o real número de pessoas infectadas no país.
Em 25 de fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de COVID-19 no Brasil. O paciente, diagnosticado em São Paulo, estivera em viagem à Itália. Os casos identificados nos dias seguintes também foram importados, ou seja, de pessoas que também tinham estado recentemente na Europa.
A doença avançou rapidamente, sempre com suspeitas de que os números reais, de contaminados e de mortos, seriam muito maiores do que os registrados pelo governo, dada a baixa taxa de testes realizados.
O biólogo avalia que há uma grande dificuldade de prever o que pode acontecer em meio a pandemia porque os dados estão subestimados. Ele defende que o esforço do governo deve ser no sentido de tentar testar o maior número possível de pessoas, ao mesmo tempo em que busca um equilíbrio no debate entre os motivos para manter o isolamento social ou afrouxar.
“A gente está falando de algo muito sério, porque o termômetro das decisões erradas ou certas é o número de vidas que são tomadas pelo vírus”, disse.
De acordo com as estatísticas do Ministério da Saúde, até o final da tarde deste sábado o Brasil tem 54.043 casos confirmados de Covid-19, 3.704 mortes e 27.655 pacientes recuperados. São Paulo e Rio de Janeiro registram o maior número de casos.








