quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

O mundo dominado pela “coisificação”

Onde plantar flores? Reflexões sobre a pobreza e a marginalidade como paisagem

Deneval Siqueira Por Deneval Siqueira
16/03/2019 - 12:02 - atualizado em 19/03/2019 - 07:08
em Opinião
A A
A desumanização do homem

Foto: Reprodução/Unicamp

Compartilhar:

Marx, em O Capital, explora e explica a “coisificação” como um resultado prático de valorar os produtos mediante sua equivalência com o com o dinheiro, esquecendo seu valor em relação à força de trabalho.

Diria que, de forma semelhante, Marx também nos explica a desumanização na relação de dominação de classes, em que o burguês, ao comprar a força de trabalho do operário, via à acumulação do capital e não às condições de vida do trabalhador.

Isso que chamo de “coisificação” está presente e se reproduz cada vez mais, hoje, na vida pública das cidades, graças à predominância do sentido e da importância dada à linguagem visual em relação à verbal, uma comunicação que nos remete, por exemplo, aos desenhos e grafias encontradas nas cavernas pré-históricas.

Hoje, as pessoas passam a maior parte do tempo ao celular, ou observando-se e lendo sem falar, como uma espécie de rejeição de serem também objetos. Perdem, assim, no espetáculo e na multidão, sua condição de ser histórico.

Leia Também

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Será que ainda acreditamos na política ou já perdemos a esperança?

A respeito disso, Guy Debord demonstrou que a relação das pessoas no espaço público (e naturalmente também no privado) se fragmenta entre um espectador ignorante e o espetáculo sem público. Tudo se torna, pois, paisagem.

Aliás, tal aspecto é ilustrado por Walter Benjamin quando ele faz referência ao anonimato da cidade e à possibilidade de se estar só em meio à multidão – o flaneur, nomeado por Sartre de voyeur, possibilidade que colocaria o artista com a função de um detetive, procurando uma relação não recíproca no olhar, observando sem ser observado, postura do espectador que nega a relação com o Outro, reificando, desse modo, a fragmentação como modo de fugir do real.

O Brasil de hoje e sua condição sócio-política e cultural nos mostram um retrato real bem complexo que desemboca nessa discussão acima: em um debate mais profundo sobre autoridade (homem, Deus, diabo, et caterva), mulheres revolucionárias X coronelismo autoritário, sexismo, mulher-corpo, LGBT+fobia, transfobia, ou qualquer confronto entre o vivido, o historicizado, o espetáculo e o espectador, grupos e segmentos das diversas correntes, no interior do poder instituído de uma mesma sociedade, nada mais somos que voyeurs, todos partilhando um patrimônio em comum, o espetáculo fascista do poder eleito e seguidores, fragmentando e gerando o conflito que se dá na sinédoque do lugar e na voz do Outro, na alteridade.

O signo, o ícone, a arma ideológica e os símbolos pictóricos comandam o show! Não tenho pensado em outra coisa: onde plantar minhas flores? A gente vai levando, a gente vai levando…

Notícia anterior

A revolução dos idiotas

Próxima notícia

CAMPOS (RJ) Ex-vereador vai se autoproclamar presidente do PTB

Deneval Siqueira

Deneval Siqueira

Pós-Doutor e professor Titular de Teoria e História Literária Centro de Ciências Humanas e Naturais Programa de Pós-graduação em Letras - Doutorado e Mestrado em Estudos Literários da UFES

Próxima notícia
Ex-presidente do PTB Campos

CAMPOS (RJ) Ex-vereador vai se autoproclamar presidente do PTB

Campos RJ

Mudanças climáticas e os desafios para a vida nas cidades

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist