quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Ex-presidente do INSS usa habeas corpus para não responder à CPMI dos Descontos

Amparado por decisão do ministro Luiz Fux, Alessandro Stefanutto evitou perguntas que pudessem incriminá-lo; relator ameaçou pedir prisão por falso testemunho.

redacao Por redacao
14/10/2025 - 06:35
em Política
A A
Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, usou habeas corpus do STF para ficar em silêncio na CPMI dos Descontos. Sessão foi suspensa após impasse jurídico.

Imagem: Agência Senado

Compartilhar:

O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, se recusou a responder perguntas feitas pelo relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes em descontos indevidos de aposentados e pensionistas, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), nesta segunda-feira (13).

A negativa gerou um impasse entre os membros da comissão e levou à suspensão temporária da reunião, para que o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), negociasse com a defesa da testemunha.

Stefanutto foi beneficiado por um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, que lhe garantiu o direito de não responder perguntas que pudessem gerar autoincriminação.

Em sua fala inicial, o ex-presidente destacou ações implementadas durante sua gestão à frente do INSS, mencionando esforços para reduzir a fila de benefícios e combater irregularidades em descontos associativos.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

“Os servidores do INSS são heróis, porque entregam um serviço que, via de regra, ninguém reconhece”, declarou Stefanutto, ressaltando que não há indícios de envolvimento da atual gestão nas fraudes investigadas.

O impasse teve início quando o relator perguntou em que ano o ex-presidente começou a trabalhar no serviço público. Stefanutto recusou-se a responder, afirmando: “Responderei a todos os parlamentares, menos as perguntas do relator. A pergunta que ele faz é um julgamento prévio, e não vou responder.”

O deputado Alfredo Gaspar reagiu afirmando que o silêncio diante de questões não incriminatórias poderia configurar falso testemunho. Após breve recesso, a sessão foi retomada com o entendimento de que apenas perguntas de natureza não incriminatória seriam respondidas.

Ao retomar a oitiva, Stefanutto esclareceu que ingressou no serviço público em 1992, tendo atuado na Receita Federal e, posteriormente, no INSS, onde assumiu como procurador autárquico em 2000.

Stefanutto foi exonerado do cargo de presidente do INSS em abril, após a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), revelar um esquema de fraudes em descontos sobre benefícios previdenciários.

Na mesma sessão da CPMI, está previsto também o depoimento do ex-diretor de Benefícios do INSS, André Paulo Félix Fidelis.

*Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #CPMI#Fraudes#LuizFuxBrasilINSSJustiçaPolíticaSTF
Notícia anterior

Ex-assessores de Bolsonaro terão julgamento marcado no STF

Próxima notícia

Mercado reage a gesto de Trump e dólar cai para R$ 5,46

redacao

redacao

Próxima notícia
Declarações de Donald Trump sobre trégua com a China impulsionam bolsas e derrubam o dólar. Real se destaca entre moedas emergentes.

Mercado reage a gesto de Trump e dólar cai para R$ 5,46

stf autoriza bolsonaro a ser atendido por médica particular e internado em caso de urgência

Alexandre de Moraes libera visitas médicas e internação emergencial para Jair Bolsonaro

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist