quarta-feira, 21 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Campinas receberá primeiro computador quântico da América do Sul

Equipamento da empresa finlandesa IQM será instalado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado para ampliar pesquisas em tecnologia quântica.

redacao Por redacao
17/09/2026 - 19:10
em Tecnologia
A A
Campinas receberá o primeiro computador quântico da América do Sul, que será usado em pesquisas de tecnologia, inteligência artificial e novos algoritmos.

Imagem: Reprodução/Ragsxl / CC BY-SA 4.0 / Instituto Eldorado/ Via RT

Compartilhar:

Campinas, no interior de São Paulo, será a primeira cidade da América do Sul a receber um computador quântico da finlandesa IQM Quantum Computers. A empresa anunciou nesta quinta-feira (17) um acordo de compra com o Instituto de Pesquisas Eldorado para instalar o equipamento no Brasil.

A estrutura permitirá que pesquisadores, engenheiros e empresas parceiras desenvolvam e testem aplicações de computação quântica diretamente no país. A expectativa é ampliar pesquisas envolvendo hardware, software e novos algoritmos.

Equipamento terá conexão com a Europa

Além do sistema que será instalado em Campinas, o acordo prevê acesso remoto a um computador quântico da IQM com 54 qubits, localizado na Europa.

A conexão permitirá que equipes brasileiras utilizem uma capacidade maior de processamento em projetos que combinem computação quântica, computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial.

Leia Também

Pediatras alertam para riscos de brinquedos com inteligência artificial para crianças

Falha de IA apaga temporada inteira de reality show na Suécia

Tecnologia pode ser aplicada em diferentes áreas

A computação quântica utiliza princípios da mecânica quântica para realizar determinados cálculos de forma diferente dos computadores tradicionais.

A tecnologia é estudada para aplicações como descoberta de medicamentos, desenvolvimento de materiais, otimização e simulações científicas. A instalação do equipamento no Brasil também poderá contribuir para a formação de pesquisadores e profissionais especializados.

IQM inicia operação na América do Sul

Segundo Jan Goetz, CEO e cofundador da IQM, o Brasil possui pesquisadores e profissionais com capacidade para desenvolver um ecossistema de computação quântica.

A empresa informou que o sistema de Campinas será seu primeiro computador quântico em operação na América do Sul. A instalação também marca a entrada da IQM no mercado regional.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #Campinas#Ciência#ComputaçãoQuântica#InstitutoEldorado#InteligênciaArtificial#IQMBrasilInovaçãoPesquisaTecnologia
Notícia anterior

Relatório dos EUA critica combate às facções e preocupa governo brasileiro

Próxima notícia

CGI.br apresenta 46 diretrizes para orientar regulação de plataformas digitais

redacao

redacao

Próxima notícia
CGI.br apresenta 46 diretrizes para orientar a regulação de plataformas digitais no Brasil, com propostas sobre IA, algoritmos, concorrência e direitos.

CGI.br apresenta 46 diretrizes para orientar regulação de plataformas digitais

Calor pode baixar a pressão e aumentar o esforço do coração. Veja quem corre mais risco e como se proteger das altas temperaturas.

TSE não analisa mérito de ação contra aumento do Bolsa Família

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist