O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou neste domingo (16) que as autoridades diplomáticas do país já estão negociando a compra de vacinas contra o novo coronavírus. Os entendimentos estão sendo mantidos com os governos da Rússia, China e da Índia.
O país já planeja realizar uma vacinação em massa a partir da chegada dos primeiros lotes. Maduro salientou que pretende ser o primeiro cidadão venezuelano a ser vacinado para motivar a população.
“Fico feliz que a Rússia seja o primeiro país do mundo a vacinar sua população […] Vai chegar a hora de vacinarem todos nós e o primeiro a ser vacinado serei eu. Vou tomar a vacina, vou dar o exemplo”, disse o presidente durante entrevista à emissora de TV estatal, Venezolona de Televisión.
O presidente explicou que o país está mantendo sigilo nas negociações para evitar pressões dos EUA. Recentemente, a Venezuela denunciou o governo norte-americano por ampliar sanções econômicas contra o país em meio à pandemia. A pressão exercida pela Casa Branca teria dificultado a compra de medicamentos e agravou a situação de pacientes infectados no país.