quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Trump retalia TPI após pedido de prisão contra Netanyahu

Decreto impõe sanções financeiras e bloqueia entrada nos Estados Unidos de envolvidos em investigações; acompanhando aliado, Israel anuncia saída de Conselho de Direitos Humanos da ONU.

redacao Por redacao
07/02/2025 - 18:32
em Mundo
A A
Donald Trump e Benjamin Netanyahu

Fotos Públicas: Washington DC 28/ 01/2020 | Presidente Trump e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na sala leste da Casa Branca | Foto oficial da Casa Branca/por Shealah Craighead

Compartilhar:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira (06/02) um decreto com sanções contra o Tribunal Penal Internacional (TPI), sob o argumento de que a corte tem como alvos os EUA e seus aliados, como Israel.

O decreto prevê sanções financeiras e proibição de vistos a indivíduos que auxiliarem nas investigações do TPI sobre cidadãos dos EUA ou de aliados. A medida se estende a familiares de funcionários do tribunal.

O anúncio foi feito após um encontro na Casa Branca entre Trump e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, alvo de um mandado de prisão do TPI desde novembro do ano passado. Ele é acusado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade durante a ofensiva israelense em Gaza, desencadeada pelos ataques do grupo extremista palestino Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.

O TPI também emitiu mandado de prisão por crimes de guerra para o líder militar do Hamas, Mohammed Deif, que Israel afirma estar morto.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

A ordem de Trump diz que as ações do TPI estabelecem um “precedente perigoso” e acontece após uma derrota dos republicanos no Senado, que não conseguiram aprovar projeto de lei que previa sanções contra o tribunal.

O decreto permite que o governo adote medidas punitivas contra o órgão sem a necessidade de aprovação legislativa.

Reação internacional

Governos de todo o mundo manifestaram “apoio inabalável” ao TPI um dia após a determinação de Washington de punir diretores e funcionários da entidade. Ao todo, 79 países, incluindo Brasil, Alemanha, Canadá, Dinamarca, México, França e Reino Unido, assinaram uma carta em que defendem o órgão.

“Tais medidas aumentam o risco de impunidade para os crimes mais graves e ameaçam minar o Estado de direito internacional, que é crucial para promover a ordem e a segurança no mundo”, diz o documento.

O número de signatários da carta corresponde a dois terços dos 125 Estados-membros da corte, que funciona como um último recurso para processar indivíduos poderosos acusados de atrocidades, como crimes de guerra, contra a humanidade e genocídio.

“Atualmente, o tribunal enfrenta desafios sem precedentes”, diz o documento.

Israel deixa Conselho de Direitos Humanos

Israel informou na quinta-feira que deixará o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, seguindo os passos dos EUA, que anunciaram sua retirada no início da semana – o que já havia sido feito por Trump em 2018.

O ministro das Relações Exteriores israelense, Gideon Saar, acusou o órgão, que tem alertado sobre violações de direitos humanos na guerra em Gaza, de antissemitismo e de ter postura “tendenciosa”.

Investigado por genocídio na Corte Internacional de Justiça, Israel nega a acusação dos crimes na Faixa de Gaza e afirma que está protegendo seus legítimos interesses de segurança.

O conselho, criado em 2006 e sediado em Genebra, é composto por 47 estados-membros da ONU, que são eleitos por outros membros das Nações Unidas para cumprir mandatos de quatro anos em uma base rotativa. Atualmente, Israel não integra esse grupo, nem os EUA.

O órgão realiza debates e adota resoluções para promoção e proteção dos direitos humanos no mundo. Apesar de esses documentos não terem força de lei, têm peso político e poder de aumentar a pressão sobre governos. Em alguns casos, as investigações ordenadas pelo conselho podem levar a processos por crimes de guerra em tribunais internacionais, como o TPI.

Da Agência Fonte Exclusiva, com informações da DW Brasil.

Tags: #Benjamin Netanyahu#Tribunal PenalDonald Trump
Notícia anterior

Número de acidentes aéreos no Brasil em 2025 já chega a 22, com 10 vítimas fatais

Próxima notícia

‘Roubo descarado’: Venezuela reage à apreensão de avião pelos EUA

redacao

redacao

Próxima notícia
sequestro de aviao da venezuela

'Roubo descarado': Venezuela reage à apreensão de avião pelos EUA

lucro recorde do itaú

Itaú tem o maior lucro da história dos bancos brasileiros

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist