Os participantes da Prova Nacional Docente (PND) 2026 têm até as 23h59 deste sábado (19) para concluir uma etapa obrigatória antes do exame. O preenchimento do questionário é exigido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é necessário para que o candidato possa visualizar o local onde fará a prova.
A PND será aplicada neste domingo (20), em 806 cidades de todo o país. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, enquanto a prova começará às 13h30 e terminará às 19h, sempre considerando o horário oficial de Brasília.
Concluintes do Enade devem responder questionário
Os estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas 2026 devem preencher o Questionário do Estudante. O procedimento é realizado pelo Sistema Enade e exige acesso por meio da conta Gov.br.
O questionário faz parte das etapas do Enade das Licenciaturas e reúne informações sobre o perfil dos estudantes e sua formação. Os dados são utilizados pelo Inep em análises relacionadas à avaliação dos cursos e da educação superior.
Para os demais participantes da PND, o documento exigido é o Questionário Contextual. Ele também deve ser preenchido até sábado e está disponível no Sistema PND.
Questionário é obrigatório
O preenchimento dos questionários é uma condição para que o participante consiga consultar o local de realização da prova no Sistema PND.
O Inep orienta que os candidatos confiram antecipadamente o endereço indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição e planejem o deslocamento para evitar atrasos no dia do exame.
Como será a prova
A PND 2026 terá duração de cinco horas e meia e será dividida em duas partes.
A Formação Geral Docente terá 30 questões objetivas e uma questão discursiva. Já o componente específico contará com 50 questões de múltipla escolha relacionadas à área de licenciatura escolhida pelo participante.
Nesta edição, são avaliadas 21 áreas de licenciatura, incluindo Pedagogia, Biologia, Educação Física, História, Letras, Matemática, Química, Física e outras formações.
Objetivo da Prova Nacional Docente
A PND é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), com aplicação do Inep, e integra o programa Mais Professores para o Brasil.
O exame pode ser utilizado por estados, municípios e pelo Distrito Federal que decidirem adotar os resultados em processos seletivos ou concursos para ingresso na carreira docente da educação básica pública. A adesão das redes de ensino é facultativa.
Em 2026, a avaliação recebeu 625.954 inscrições e conta com adesão de 2.031 entes federativos interessados em utilizar os resultados em seus processos de seleção.
Datas e horários da PND 2026
A prova será realizada no domingo (20), com abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h, início às 13h30 e término às 19h.
Os gabaritos preliminares e demais materiais da prova serão divulgados em 24 de setembro. O resultado final está previsto para 15 de dezembro.
*Da Agência Fonte Exclusiva








