quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Teste M-Chat é incorporado pelo Ministério da Saúde para rastrear sinais de autismo

Profissionais da atenção primária passarão a realizar triagem do TEA em crianças de 16 a 30 meses, com foco em intervenção precoce e acompanhamento individualizado.

redacao Por redacao
18/09/2025 - 19:04
em Brasil
A A
O SUS passa a oferecer uma linha de cuidado específica para pessoas com TEA, garantindo diagnóstico precoce, terapias contínuas e apoio familiar em todo o Brasil.

Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Compartilhar:

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (18) uma nova linha de cuidado para o transtorno do espectro autista (TEA), determinando que profissionais da atenção primária realizem triagem em todas as crianças com idade entre 16 e 30 meses como parte da rotina de avaliação do desenvolvimento.

Segundo a pasta, a detecção precoce permitirá que intervenções e estímulos ocorram antes mesmo do fechamento do diagnóstico, promovendo maior autonomia e desenvolvimento da interação social futura. “Não precisa fechar o diagnóstico para começar as ações. Tem um impacto muito grande no desenvolvimento dessas crianças”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O teste de triagem, conhecido como M-Chat, identifica sinais de autismo já nos primeiros anos de vida. As informações estão disponíveis na Caderneta Digital da Criança e no prontuário eletrônico E-SUS. A linha de cuidado também prevê estímulos e terapias individualizadas, fortalecendo o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que envolve equipes multiprofissionais e a família na elaboração do plano de tratamento.

Dados do IBGE indicam que cerca de 1% da população brasileira vive com TEA, e 71% desse grupo apresenta outras deficiências, reforçando a necessidade de ações integradas via Sistema Único de Saúde (SUS). A nova linha de cuidado orienta fluxos de encaminhamento, acolhimento familiar, grupos de apoio, capacitação de profissionais e a implementação de programas de treinamento de habilidades para cuidadores da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia Também

Emissões de gases de efeito estufa caem 9% no Brasil em 2025

Prefeituras têm até 12 de dezembro para prestar contas sobre gestão de praias e orlas

*Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #atençãoprimária#Autismo#DesenvolvimentoInfantil#DiagnósticoPrecoce#IntervençãoPrecoce#MChat#MinistériodaSaúde#ProjetoTerapêuticoSingular#TEASUS
Notícia anterior

Alerj aprova pacote de enfrentamento ao crime de autoria do deputado Rodrigo Bacellar

Próxima notícia

Brasil cai para 6ª posição no ranking da Fifa; Espanha assume liderança

redacao

redacao

Próxima notícia
Espanha assume a liderança do ranking da Fifa após vitórias nas Eliminatórias, deixando Argentina em 3º; Brasil cai para 6º após tropeço contra a Bolívia.

Brasil cai para 6ª posição no ranking da Fifa; Espanha assume liderança

O Ministério da Saúde iniciou a emissão do novo Cartão Nacional de Saúde vinculado ao CPF. A medida substitui o antigo número do Cartão SUS e promete mais eficiência, transparência e integração no atendimento.

Novo Cartão Nacional de Saúde será vinculado ao CPF e substitui número do Cartão SUS

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist