O feriado da Independência do Brasil, nesta segunda-feira (7), terá condições de tempo bastante diferentes entre as regiões do país. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Sul deve sentir uma queda mais acentuada nas temperaturas, enquanto áreas do Sudeste e Centro-Oeste terão chuva forte e possibilidade de tempestades.
O Inmet mantém avisos amarelos, classificados como situação de perigo potencial, para diferentes áreas do país. Entre os estados que podem registrar os maiores volumes de chuva estão Paraná e São Paulo.
De acordo com o meteorologista Wendell Fialho, a atenção deve ser maior no norte do Paraná, principalmente nas regiões de Maringá e Londrina, além do sul e noroeste paulista.
Também há previsão de chuva mais intensa em Mato Grosso do Sul, especialmente nas proximidades de Campo Grande e no leste do estado. Em Mato Grosso, o alerta se concentra principalmente na faixa sul, incluindo áreas de Cuiabá e Rondonópolis.
Sul terá frio e possibilidade de temporais
O tempo no Sul será marcado pela combinação entre temperaturas mais baixas e risco de tempestades.
O aviso amarelo do Inmet abrange o Paraná e o centro-norte de Santa Catarina, incluindo regiões próximas a Curitiba e Florianópolis.
Em Porto Alegre, o frio deve chamar atenção. A previsão indica mínima de 9°C no sábado, antecipando um fim de semana com temperaturas mais baixas na capital gaúcha.
Além do frio, a passagem de áreas de instabilidade pode provocar chuva forte, trovoadas e rajadas de vento em determinados pontos da região.
Nordeste terá chuva no litoral e ar seco no interior
No Nordeste, a chuva deve aparecer principalmente em áreas do litoral. A previsão indica possibilidade de precipitações no litoral sul da Bahia, em Alagoas e nas áreas leste de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O litoral do Maranhão também poderá registrar chuva.
Enquanto algumas áreas costeiras terão instabilidade, grande parte do interior nordestino continuará sob influência do período de estiagem. O Inmet emitiu aviso amarelo para baixa umidade em áreas extensas da Bahia e do Piauí.
O alerta também alcança pontos do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Centro-Oeste terá chuva e trovoadas
No Centro-Oeste, a previsão aponta para pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Essas regiões estão incluídas no aviso de perigo potencial para tempestades. Em outras áreas de Mato Grosso do Sul, no leste de Mato Grosso e no Distrito Federal, a chuva deve ocorrer de maneira mais isolada.
A presença de instabilidade pode provocar mudanças rápidas nas condições do tempo, principalmente durante a formação de núcleos de tempestade.
Sudeste também pode ter chuva forte
São Paulo, o centro-sul do Rio de Janeiro, o Triângulo Mineiro e o sul de Minas Gerais estão entre as áreas com previsão de chuva.
O Inmet também mantém atenção para a possibilidade de tempestades na região, com o aviso amarelo alcançando áreas dos quatro estados do Sudeste e incluindo as capitais.
A combinação de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento pode causar transtornos pontuais, principalmente em áreas urbanas e durante os períodos de maior instabilidade.
Feriado terá tempo diferente em cada região
A previsão para o feriado prolongado mostra um cenário bastante variado no Brasil.
No Sul, o frio ganha destaque e vem acompanhado do risco de temporais. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, a chuva deve ser mais frequente, com possibilidade de tempestades em diferentes áreas.
No Nordeste, a chuva fica mais concentrada no litoral, enquanto o interior continua enfrentando períodos de baixa umidade.
Diante da possibilidade de mudanças rápidas no tempo, a recomendação é acompanhar os avisos e atualizações dos órgãos de meteorologia antes de viajar ou realizar atividades ao ar livre.
*Da Agência Fonte Exclusiva








