quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Entenda os “twisties, bloqueios sentidos por Simone Biles nas Olimpíadas

Nas redes sociais, a atleta agradeceu sua treinadora e, em posts já deletados, comentou sobre sua condição

redacao Por redacao
31/07/2021 - 19:05
em Esporte
A A
Simone Biles Saúde Mental

Simone desistiu de participar da reta final dos jogos (Foto: Reprodução Instagram)

Compartilhar:

Durante a Olimpíada de Tóquio, a ginasta norte-americana Simone Biles relatou sentir “twisties” — um problema de saúde mental que causa a perda de noção de espaço — e, em complicações dessa condição, desistiu de participar da reta final dos jogos. Em seguida, outras atletas da ginástica artística se pronunciaram sobre o tema.

Na terça-feira (27), quando Biles, de forma inesperada, entendeu ser preciso deixar a competição por equipes, ela comentou que não desejava “arriscar se machucar ou fazer algo estúpido, ao participar dessa competição”. Em um segundo momento, ela desistiu também da prova individual da Olimpíada de Tóquio. Nas redes sociais, a atleta agradeceu sua treinadora e, em posts já deletados, comentou sobre sua condição.

Por que os “twisties” acontecem?

De acordo com um técnico francês entrevistado pela AFP, os “twisties” são um fenômeno de perda de controle do corpo e da noção de espaço, o que é bastante “complexo”. Inclusive, essa condição pode ser “reforçada pela pressão”. No caso da atleta norte-americana, o especialista comenta que ela estava “absorvida pelo medo de se perder [durante os movimentos]” e, em seguida, de se ferir gravemente.

Leia Também

Palmeiras vence e assume liderança provisória do Brasileirão; Flamengo pode retomar a ponta

Experience X reúne competições de Cross Training e corrida híbrida em Macaé

De modo geral, essa perda de referencial é mais conhecida por ginastas de trampolim e, novamente, pode ser reforçada por situações de perigo para sua integridade física, como uma prova difícil, e o estresse. Nessas condições, o indivíduo teme perder o controle de seu próprio corpo e sua referência, o que acaba o desorientando.

No caso dos jogos olímpicos de verão, há pressão, estresse e ansiedade em níveis pouco comuns, já que o mundo inteiro aguarda por sua apresentação. Pensando na atleta de ginástica, ela já era uma medalhista e torcedores especulavam e aguardavam por um desempenho excelente.

Outro fator que é necessário lembrar é que o planeta enfrenta a pandemia da COVID-19 e este é um tema que afeta a vida muita gente. Biles chegou a comentar como o ano de confinamento foi difícil.

“Eu tenho ‘twisties’ desde os 11 anos de idade. Não posso imaginar como deve ser assustador, se acontecer durante uma competição”, afirmou a ginasta norte-americana Aleah Finnegan, após o caso da outra integrante da sua federação.

“Você não tem nenhum controle sobre seu corpo e sobre o que ele faz”, explicou. No entanto, ela pontuou ser “difícil explicar [a situação] para alguém que não faz ginástica”.

As informações são do G1 e CNN.

Tags: #Olimpíadas de Tóquio#Olimpiadas do Japão#Saúde Mental#Simone Biles
Notícia anterior

Scarlett Johansson processa Disney+ após exibição de “Viúva Negra” no streaming

Próxima notícia

Governo dos EUA usa a OEA para coagir países latino-americanos

redacao

redacao

Próxima notícia
Assembleia Geral da OEA

Governo dos EUA usa a OEA para coagir países latino-americanos

Impactos ambientais causados pela mineração de bitcoins

Entenda como funciona a mineração do Bitcoin

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist