quarta-feira, 21 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Vídeo de 2018 sobre Aije de Wladimir e Bruno volta a viralizar nas redes sociais

Conteúdo recupera acusações eleitorais antigas, mas omite absolvição unânime determinada pelo TRE-RJ em 2021.

redacao Por redacao
23/07/2026 - 14:20
em D+News
A A
Compartilhar:

Um vídeo gravado antes do encerramento de uma ação eleitoral envolvendo Wladimir Garotinho e o deputado estadual Bruno Dauaire voltou a circular nas redes sociais e em grupos de mensagens em Campos dos Goytacazes. Compartilhado sem a data e sem o resultado do processo, o conteúdo tem levado parte do público a acreditar que se trata de uma denúncia ou decisão judicial recente.

O material recupera acusações relacionadas às eleições gerais de 2018, quando Wladimir disputou uma vaga de deputado federal e Bruno Dauaire concorreu à reeleição para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Apesar da nova repercussão, o caso já foi analisado pela Justiça Eleitoral. Em dezembro de 2021, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro julgou a ação improcedente e absolveu Wladimir e Bruno, por unanimidade, das acusações de captação ilícita de votos e coação eleitoral.

Entenda a origem do processo

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral, conhecida como AIJE, foi apresentada pelo diretório estadual do PSOL e pela coligação Mudar é Possível, formada por PSOL e PCB.

Leia Também

STF pode reabrir disputa pelo governo do Rio e levar eleição ao segundo turno

Fiocruz encontra cocaína em 59 de 60 amostras de água de rios do Rio de Janeiro

Na ação, os autores sustentavam que integrantes da campanha teriam participado de uma suposta estrutura de compra de votos e obtido apoio de criminosos para realizar atividades eleitorais em áreas de Guarus, especialmente no Parque Eldorado.

Parte das alegações estava relacionada a interceptações telefônicas realizadas durante a chamada Operação Verde Oliva, investigação policial iniciada para esclarecer a morte de um militar do Exército. Segundo as acusações levadas à Justiça Eleitoral, conversas atribuídas a pessoas ligadas à campanha indicariam uma suposta autorização do tráfico para que determinados candidatos circulassem pela comunidade.

Outro ponto apresentado na ação tratava de uma suposta compra de votos por R$ 50 no bairro da Penha. Fotografias e vídeos foram anexados ao processo pelos autores, que pediram a cassação dos mandatos conquistados em 2018 e a declaração de inelegibilidade dos investigados. Os políticos negaram as acusações desde o início.

Ministério Público pediu inelegibilidade

Durante a tramitação, a Procuradoria Regional Eleitoral inicialmente defendeu o prosseguimento da investigação. Em parecer posterior, divulgado em 2021, o Ministério Público Eleitoral pediu a condenação de Wladimir Garotinho à inelegibilidade por oito anos.

Em relação a Bruno Dauaire, reportagens publicadas na época informaram que o parecer não solicitava a condenação do parlamentar por considerar insuficientes os elementos apresentados contra ele.

O julgamento definitivo ocorreu no dia 14 de dezembro de 2021, quase três anos depois da apresentação da ação.

TRE-RJ absolveu os políticos por unanimidade

Ao analisar o processo, o plenário do TRE-RJ decidiu que as provas não eram suficientes para confirmar as acusações. A ação foi julgada improcedente, com absolvição unânime de Wladimir Garotinho e Bruno Dauaire.

Após a decisão, Wladimir declarou que sempre considerou as acusações falsas e afirmou que o resultado reconhecia o trabalho realizado por seu grupo político na comunidade.

Bruno Dauaire também comemorou o julgamento e afirmou que confiava na Justiça. O deputado declarou, na ocasião, que o resultado confirmava sua inocência e que continuaria exercendo o mandato com base na legalidade e na ética.

Por isso, o vídeo que voltou a circular apresenta apenas uma etapa anterior do caso. A gravação foi feita quando a denúncia ainda aguardava julgamento e não contém o desfecho dado posteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Compartilhamento sem data provoca interpretação equivocada

A circulação de conteúdos antigos fora do contexto original pode produzir uma percepção errada sobre os acontecimentos. No caso envolvendo Wladimir e Bruno, o vídeo não registra uma nova denúncia, uma nova operação policial ou uma decisão recente da Justiça.

O material apresenta acusações discutidas antes do julgamento de 2021. Embora as alegações tenham existido e constem do histórico da ação eleitoral, elas foram examinadas e rejeitadas pelo TRE-RJ.

Também não foi localizada confirmação oficial de que o processo eleitoral de 2018 tenha sido reaberto ou incorporado a uma nova investigação.

Comparações com casos recentes exigem cautela

Durante o debate exibido pelo programa Direto da Redação, o episódio de 2018 foi comparado a investigações mais recentes envolvendo políticos de Campos. No entanto, os casos possuem objetos, provas, autoridades responsáveis e fases processuais diferentes.

O deputado estadual Thiago Rangel foi preso em maio de 2026, durante a quarta fase da Operação Unha e Carne. A Polícia Federal investiga um suposto esquema de fraudes em compras, serviços e obras vinculadas à Secretaria de Estado de Educação. A defesa do parlamentar nega irregularidades e afirma que qualquer conclusão antecipada viola o devido processo legal.

O vereador Bruno Pezão também responde a uma AIJE apresentada pelo Ministério Público Eleitoral durante as eleições municipais de 2024. A ação pede a cassação e a inelegibilidade do parlamentar por suposto abuso de poder político e econômico. Pezão foi intimado para apresentar defesa após ser diplomado, mas não foi localizada, nas fontes públicas consultadas, uma decisão definitiva atualizada sobre o processo.

Esses procedimentos não modificam automaticamente o resultado da ação julgada pelo TRE-RJ em 2021.

ADPF das Favelas não representa reabertura automática

O programa também levantou a possibilidade de o episódio ser analisado no contexto da chamada ADPF das Favelas. A afirmação, entretanto, foi apresentada como hipótese, sem confirmação oficial.

A ADPF 635 é um processo estrutural que discute a redução da letalidade policial e os protocolos adotados em operações de segurança pública nas comunidades do Estado do Rio de Janeiro. Não há informação oficial de que o processo eleitoral envolvendo Wladimir e Bruno tenha sido incluído nesse procedimento.

Situação política atual

Wladimir Garotinho deixou a Prefeitura de Campos em abril de 2026, quando transmitiu o cargo ao então vice-prefeito Frederico Paes. A saída ocorreu antes das eleições gerais, nas quais o ex-prefeito pretende voltar a disputar um mandato eletivo.

Bruno Dauaire, por sua vez, retornou à Assembleia Legislativa em março de 2026, depois de deixar a Secretaria Estadual de Habitação de Interesse Social. O parlamentar exerce o terceiro mandato como deputado estadual.

O principal esclarecimento sobre o vídeo, portanto, está na cronologia: as acusações são de 2018, a gravação foi produzida antes do julgamento e o processo terminou com absolvição unânime no TRE-RJ em dezembro de 2021.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #BrunoDauaire#CamposDosGoytacazes#Eleições2018#JustiçaEleitoral#NorteFluminense#PolíticaRJ#VídeoAntigo#WladimirGarotinhoTRE-RJ
Notícia anterior

Inteligência artificial já está presente em 59% dos órgãos públicos

Próxima notícia

União Europeia multa Google em 890 milhões de euros por violar regras de concorrência digital

redacao

redacao

Próxima notícia
A Comissão Europeia aplicou uma multa de 890 milhões de euros ao Google por descumprimento da Lei dos Mercados Digitais e determinou mudanças no buscador e na Google Play.

União Europeia multa Google em 890 milhões de euros por violar regras de concorrência digital

Uma falha no fornecimento de energia interrompeu a circulação das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade em São Paulo. Incêndio em trem e suspensão do rodízio marcaram a manhã.

Falha de energia interrompe trens em três linhas de São Paulo e causa transtornos a passageiros

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist