Exercendo o primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Campos (RJ), Norte Fluminense, o vereador Thiago Rangel (PROS) deverá disputar um mandato na Alerj na eleição do próximo ano.
A decisão, segundo ele, é fruto de consulta às suas bases, que também exigiram uma atuação mais rigorosa contra a concessionária Águas do Paraíba, empresa que explora os serviços de água e esgoto no município.
“A empresa é uma das campeãs de reclamações nos serviços de proteção ao consumidor, além de cobrar a tarifa mais cara do Brasil e prestar um péssimo serviço”, criticou.
O legislativo retorna no recesso parlamentar nas primeiras semanas de agosto e já neste retorno o parlamentar promete abordar temas que estão inquietando algumas comunidades.
O vereador conversou com a reportagem do Portal VIU!, confira trechos da entrevista:
VUI! – A cidade de Campos está milionária, com um orçamento que deverá ultrapassar R$ 2 bilhões, mas ainda estamos em uma cidade miserável, isso não lhe causa constrangimento em uma Câmara que gasta R$ 30 milhões por ano?
Thiago Rangel – Evidentemente que constrange, não só a cidade, mas o país. Não se concebe este índice de miséria em uma cidade que tem orçamento acima de Florianópolis (SC) e Vitória (ES), só para citar dois exemplos. Mas devemos lembrar que isso vem de longe, de períodos em que alguns figurões da classe política local deitaram e rolaram sobre fortunas, enquanto a população sobrevivia com média de um a dois salários mínimos.
VIU! – Poderia citar nomes?
Thiago Rangel – Não precisa. O povo sabe quem é quem. Uma coisa posso garantir: estou exercendo meu primeiro mandato. É a primeira vez que tenho um mandato delegado pelo voto popular para tocar nessas feridas. E vou meter o bisturi no tumor.
VIU! – Por exemplo?
Thiago Rangel – Temos que discutir a relação com essas concessionárias que estão sangrando o bolso dos consumidores. Especialmente a empresa Águas do Paraíba. Precisamos discutir a taxa de iluminação pública e a contratualização de empresas terceirizadas. Precisamos acompanhar o orçamento e gastos na saúde e questionar a retração nos investimentos na área social em plena pandemia.
VIU! – O alto índice de desemprego não o preocupa?
Thiago Rangel – Preocupa muito e também está na ordem dia. Precisamos buscar um modelo de fomento a geração de emprego com os recursos do município. O dinheiro da cidade precisa circular aqui, com empresas locais. Sou bairrista assumido. O vazamento de renda precisa ser contido a todo custo. Um dos temas que quero debater na Câmara é o destino da Usina Paraíso, em Tócos. Quem comprou? Quem vai reabrir? Quando pretendem saldar as dívidas com os credores? O povo de Tócos e da Baixada Campista quer saber.
VIU! – O combate à tarifa extorsiva de Águas do Paraíba é uma bandeira?
Thiago Rangel – A empresa é uma das campeãs de reclamações nos serviços de proteção ao consumidor, além de cobrar a tarifa mais cara do Brasil e prestar um péssimo serviço. Combater esta aberração não é apenas uma bandeira, é uma obrigação.
VIU! – Você é candidato na eleição de 2022?
Thiago Rangel – Sou candidatíssimo, até por pressão das bases eleitorais. Tudo caminha para que eu dispute um mandato na Alerj. As pessoas que me elegeram vereador agora me querem deputado. A voz do povo é a voz de Deus.