Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Saúde de São João da Barra investiga morte suspeita por febre maculosa

Exames foram enviados para o RJ. Homem deu entrada no hospital na tarde de segunda (20), mas morreu nesta quarta (22)

Viu Online Por Viu Online
22/09/2021 - 17:26
em Cidade
A A
mORTE SUSPEITA POR FEBRE MACULOSA EM SJB

Ciclo da febre maculosa envolve carrapatos e capivara (Foto: Divulgação)

A secretaria municipal de Saúde de São João da Barra, no Norte Fluminense, está investigando um caso suspeito de morte por febre maculosa no município. As informações são do G1.

De acordo com a secretaria de Saúde, uma amostra do sangue do paciente foi coletada e enviada para análise no Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro. “O Núcleo de Controle de Zoonoses irá atuar quanto à identificação do vetor. A Secretaria de Estado de Saúde já foi notificada pelo município sobre o caso suspeito”, informou o município.

Um homem, que não teve a idade e nome revelados, deu entrada em uma unidade hospitalar da cidade no fim da tarde de segunda-feira (20), mas não resistiu e morreu no início da madrugada desta quarta-feira (22).

LEIA TAMBÉM

Sauna gay epicentro da varíola dos macacos é fechada na Espanha

Macaé e São João da Barra foram as maiores contratantes no primeiro trimestre na região

Menino morre com suspeita de raiva humana em MG

PM morre com suspeita de febre maculosa após participar de curso da corporação

Campos confirma caso em criança

Na semana passada, a cidade vizinha a São João da Barra, Campos dos Goytacazes, confirmou a morte de uma criança de seis anos por febre maculosa.

Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um trabalho de campo intenso para tentar identificar e combater focos do carrapato-estrela, que é o responsável pela transmissão da bactéria do gênero Rickettsia, causadora da doença.

De acordo com a Prefeitura, durante o trabalho na comunidade Cafuringa, no distrito de Travessão, onde a família da criança mora, foram encontrados carrapatos nas paredes da casa, entulho e até uma capivara, que é um dos animais hospedeiros da bactéria.

Ainda durante os trabalhos, as equipes ficaram sabendo da morte de uma outra criança, de dois anos, em circunstâncias semelhantes, no início do ano passado. Mas, na época, a morte foi tratada como causa desconhecida.

Nesta semana, a comunidade de Cafuringa recebeu uma nova inspeção de especialistas e técnicos das Secretarias Municipal e de Estado de Saúde (SES) e da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Durante os trabalhos, realizados nesta segunda-feira (20), foram coletadas amostras de sangue de quase 80% dos moradores da comunidade e também amostras de sangue de animais para elaboração de inquérito soroepidemiológico, que poderá apontar se a bactéria do gênero Rickettsia rickettsii, transmissora da doença, já é endêmica na região.

As amostras serão analisadas no Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e a previsão é de que o resultado seja emitido em uma semana.

A confirmação da febre maculosa como causa da morte da criança de 6 anos, coloca Campos como área de interesse para monitoramento. A enfermidade não causa epidemia, mas é uma doença de altíssima letalidade.

Tags: #doençasRaras#Febre Maculosa#SJB-RJ
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

Após testar positivo, Queiroga posta mensagem antivacina nas redes sociais

Próxima notícia

As melhores cantoras pop da atualidade 

Viu Online

Viu Online

 Notícias relacionadas

Prefeitura confirmou erro de servidora, que suspendeu aplicação depois de imunizar 44 pessoas contra a poliomielite.
Cidade

Moradores de SJB recebem doses da vacina contra polio no lugar da Covid

18/08/2021 - 17:26
Mabel Calzolari doença rara: Condição rara afeta membrana que tem como função isolar o sistema nervoso central
Arte

Aracnoidite torácica: entenda a doença que vitimou atriz Mabel Calzolari

24/06/2021 - 00:42
Ressaca destrói parte de estrada que liga a praia de Farol de São Thomé a São João da Barra,
Cidade

Ressaca destrói parte de estrada que liga Farol de São Thomé a SJB

04/06/2021 - 22:32
Carregar mais
Próxima notícia
Cantores pop: As melhores cantoras pop da atualidade

As melhores cantoras pop da atualidade 

CIP da covid: Uma linha do tempo do que aconteceu até aqui

CPI da covid: entenda o que aconteceu nas investigações e o suposto esquema de propina

COLUNISTAS

Geleia Geral 04: O retorno da revista BRIC XXII por todo o Brasil

Geléia Geral | Arthur Gomes
28/05/2022 12:10

Campos-RJ: Gatos estão sendo exterminados com agrotóxico usado como raticida 

Marcos Pedlowski
22/05/2022 08:57

Turbinado por petróleo, Estado do Rio precisa de um novo ciclo virtuoso

Ranulfo Vidigal
22/05/2022 08:39

Federico Baudelaire 01: Juro por Zeus, padre olivácio, edir rouba mais cedo e pastor de andrade

Frederico Baudelaire
22/05/2022 12:40

Canal Livre: Entrevista de Ciro Gomes desmascara “formadores de opinião” 

Agenor Burla
15/05/2022 06:36

Campos-RJ: O que leva Rosinha Garotinho a disparar contra o filho Wladimir 

Roberto Barbosa
11/05/2022 11:28

Tintas diversas em poética afoita e faminta

Deneval Siqueira
05/05/2022 03:31

Bezerra Menezes: Testemunha do diálogo de Maria mãe de Jesus com Judas Iscariotes

João Vicente
31/03/2022 03:41

Notícias Campos de GoytacazesNotícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, Macaé-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil e o mundo.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade D+News Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação

RÁDIO VIU! DIGITAL

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Your browser does not support the audio element.
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist