quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

RJ poderá isentar de IPVA veículos elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio

Projeto de lei na Alerj, do deputado Filippe Poubel, garante isenção aos modelos elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio

redacao Por redacao
13/12/2023 - 15:25
em Cidade
A A
Projeto de lei na Alerj, do deputado Filippe Poubel, garante isenção aos modelos elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio

Deputado Poubel quer incentivar a utilização de veículos que não usam combustíveis fósseis (Divulgação Alerj)

Compartilhar:

O Rio de Janeiro poderá seguir o exemplo de outros estados e isentar do pagamento de IPVA os veículos elétricos, híbridos ou de motor movido a hidrogênio. Com essa finalidade, o deputado Filippe Poubel (PL) apresentou o Projeto de Lei 2670/2023 na Assembleia Legislativa (Alerj).

Poubel destaca que a compra e utilização de veículos elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio trazem benefícios diretos ao meio ambiente, por tratar-se de energia limpa não poluidora.

“Os veículos ambientalmente sustentáveis não são modelos com preços populares, então acho justo que a pessoa que compra um carro elétrico, híbrido ou com motor a hidrogênio tenha a isenção do imposto IPVA. Até porque estará contribuindo diretamente para a redução da poluição produzida pelos veículos movidos a combustíveis fósseis”, defende o deputado estadual Filippe Poubel.

Na justificativa da proposta, Poubel lembra ainda que muitos estados já isentaram do Imposto sobre Propriedade Veicular os proprietários de veículos movidos a energia elétrica, hidrogênio ou híbridos do pagamento, citando Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, e também o Distrito Federal.

Leia Também

Macaé amplia oferta de insulina glargina para crianças e idosos com diabetes

Justiça limita fiscalização de vereador em São Francisco; multa de R$ 2 mil por descumprimento

Ainda de acordo com o deputado, os estados da Bahia, do Espírito Santo e de Goiás têm projetos de lei em tramitação em suas respectivas Assembleias Legislativas para beneficiar proprietários de carros eletrificados no futuro em relação ao IPVA.

“O Rio de Janeiro não pode ficar atrás justamente na área ambiental, em que tem uma constituição estadual de excelência. A aprovação desse projeto de lei vai na direção de preservar, de reduzir danos à saúde e ao meio ambiente causados pelos combustíveis fósseis”, conclui Filippe Poubel.

Tags: #Carros elétricos#Deputado Filippe Poubel#IPVA
Notícia anterior

Mais de 160 mulheres em situação de violência foram atendidas na sala lilás da Alerj em 2023

Próxima notícia

Ao vivo: CCJ realiza as sabatinas de Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR – 13/12/23

redacao

redacao

Próxima notícia
CCJ realiza as sabatinas de Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR

Ao vivo: CCJ realiza as sabatinas de Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR - 13/12/23

Sefaz RJ e GAESF MPRJ: a estranha cessão do auditor Carlos Henrique Ferrari e o risco de vazamento de dados

A estranha ligação entre auditor da Secretaria de Fazenda do Rio e o MPRJ 

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist