quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

RJ | PCC já tem base na Rocinha

redacao Por redacao
01/03/2018 - 17:32
em Cidade
A A
Foto: AP / Silvia Izquierdo

Foto: AP / Silvia Izquierdo

Compartilhar:

Facção criminosa paulista cria ‘joint-venture’ do crime e passa a controlar tráfico na maior favela carioca, diz relatório;

Foto: AP / Silvia Izquierdo

A facção criminosa paulista PCC já domina parte da Rocinha – comunidade incrustada na zona sul do Rio de Janeiro e um dos mais lucrativos pontos de venda de drogas da capital fluminense, aponta relatório de inteligência do sistema penitenciário e da equipe militar que atua na intervenção federal na segurança carioca.

A presença do PCC foi articulada pelo antigo comandante do tráfico na favela, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, afirma o site G1, que diz ter conseguido acesso aos documentos. Ele teria formado uma espécie de “joint-venture” do crime entre sua facção, o Terceiro Comando dos Amigos (TCA), e o grupo paulista: o TCA-1533.

Os relatórios de inteligência, afirma o G1, apontam que Nem, mesmo detido em presídio de segurança máxima, articulou a compra de 200 fuzis por R$ 7 milhões. O grupo busca tirar proveito do rompimento do Comando Vermelho com o PCC — que resultou em uma onda de rebeliões e mortes nos presídios da região norte do país no início de 2016.

Leia Também

Macaé amplia oferta de insulina glargina para crianças e idosos com diabetes

Justiça limita fiscalização de vereador em São Francisco; multa de R$ 2 mil por descumprimento

OUTRO LADO

O ex-Coordenador Geral das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) Robson Rodrigues, entretanto, enxerga a informação com ceticismo. “Isto é um fragmento de inteligência, que precisa ser montado”, diz. Para ele, não é característico do PCC atuar na venda de drogas e armas no varejo, mas sim no atacado.

“As facções no Rio de Janeiro são muito simples. Elas não têm o grau de sofisticação para atuar no atacado internacional. Um ou outro personagem com uma rede muito menor, mas muito mais eficaz, pode ter sido mais ousado e atuado no atacado. Isso não significa que todos esses denominados ‘donos do morro’ atuem no atacado”, afirma em entrevista à agência Sputnik News.

Rodrigues, que também é pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da UERJ, diz que o relatório de inteligência “faz parte de uma visão reduzida de querer ver o crime organizado somente a partir da favela e não olhar estruturas mais amplas e a rede de financiamento, não olhar a lavagem de dinheiro. O crime organizado é muito mais amplo do que essa visão míope e distorcida de que ele estaria localizado em determinada favela A ou B”.

Na interpretação de Rodrigues, o relatório de inteligência legitima a ideia de “as ações devem se reduzir a essas comunidades” e seu conteúdo “interessa a alguém que eu não estou percebendo”.

Tags: #PCCRJRocinha
Notícia anterior

Tragédia nas tribos

Próxima notícia

ELEIÇÃO 2018 | TSE aprova verificação de voto impresso

redacao

redacao

Próxima notícia
Voto impresso

ELEIÇÃO 2018 | TSE aprova verificação de voto impresso

Foto: Sputnik News

PROTESTO | População amarra prefeito

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist