A explosão de casos e internações por covid19 deve afetar o calendário das festas de fim de ano. Municípios e estados estão endurecendo as medidas de restrição e proibindo a aglomeração de pessoas em espaços públicos.
A tradicional queima de fogos no réveillon de Copacabana não irá acontecer na virada para 2021. A Prefeitura do Rio anunciou uma proposta, que a festa tenha apresentações musicais transmitidas pela internet. Nos últimos anos, a festa reuniu mais de 2 milhões de pessoas na orla da praia.
As Prefeituras do Norte e Lagos também não vão realizar festas de fim de ano e shows durante a programação do Verão por conta da pandemia.
O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), contabiliza 23.099 óbitos e 370.267 casos da doença. A capital é a cidade com maior número de casos. Rio de Janeiro – 144.199; seguida por Niterói – 19.139, São Gonçalo – 16.731, Duque de Caxias – 12.060, Belford Roxo – 11.625, Macaé – 11.355, Campos dos Goytacazes – 10.124, Teresópolis – 10.118, Volta Redonda – 9.255, Nova Iguaçu – 8.851 e Angra dos Reis – 7.193.
São os dez municípios com o maior número de casos. A média móvel dos casos continua alta em comparação a outras semanas.