quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Polícia prende milicianos homenageados por Flávio Bolsonaro

redacao Por redacao
22/01/2019 - 15:29 - atualizado em 23/01/2019 - 11:26
em Cidade
A A
Operação contra milicianos no RJ

Operação Os Intocáveis | Foto: G1

Compartilhar:

Operação “Os Intocáveis” desmonta comando do grupo de miliciano mais temido do Estado do Rio e prende suspeitos da execução de Marielle Franco; 

Foto: G1

A Polícia do Rio prendeu nesta terça-feira (22) cinco suspeitos de envolvimento no com grilagem de terras na zona Oeste, e alguns deles investigados por envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. Os dois foram executados em março do ano passado no Centro do Rio.    

A operação batizada de Os Intocáveis (que lembra o título de filme de Brian De Palma, estrelado por Kevin Costner), foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil.

Cerca de 140 policiais cumpriram 3 mandados de prisão preventiva expedido pela Justiça contra integrantes da milícia mais antiga e perigosa do estado do Rio.

Leia Também

Macaé amplia oferta de insulina glargina para crianças e idosos com diabetes

Justiça limita fiscalização de vereador em São Francisco; multa de R$ 2 mil por descumprimento

ENTENDA A ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO DO CRIME

Segundo a força-tarefa do MP-RJ, os milicianos detidos são suspeitos de comprar e vender imóveis erguidos irregularmente em áreas de ação do grupo, como as comunidades de Rio das Pedras, Muzema e adjacências, praticando ainda crimes como extorsão, agiotagem, pagamento e propinas e ligações irregulares de energia e água.

Entre os presos está o major da Polícia Militar Ronald Paulo Alves Pereira, conhecido como Major Ronald ou Tartaruga. De acordo com os investigadores, ele é o chefe da milícia da Muzema e grileiro nas regiões de Vargem Grande e Vargem Pequena, grupo também conhecido como Escritório do Crime.

Major Ronald foi homenageado em 2004 pelo então deputado estadual Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, com uma moção de louvor na Assembleia Legislativa. Um ano antes, o ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Adriano Magalhães da Nóbrega, o Capitão Adriano ou Gordinho, recebeu a mesma homenagem de Flávio, que chegou a empregar a mãe e mulher do ex-policial militar em seu gabinete, segundo o jornal O Globo.

Marielle Franco
A vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados no Centro do Rio em março do ano passado | Foto: Mário Vasconcellos/CMRJ

Capitão Adriano é um dos oito foragidos que estão sendo procurados por envolvimento com o Escritório do Crime, a mais antiga e perigosa milícia do Rio. Ele é tido, ao lado de Major Ronald e do também detido Maurício Silva da Costa, o Tenente Maurição, como o chefe da organização criminosa.

Foram também presos nesta terça-feira Laerte Silva de Lima; Manoel de Brito Batista, o Cabelo; e Benedito Aurélio Ferreira Carvalho, o Aurélio.

ASSASSINATOS SOB ENCOMENDA

As apurações apontam que os três ex-PMs e o presidente da Associação de Moradores de Rio das Pedras, Jorge Alberto Moreth, o Beto Bomba, comandam o esquema. O último teria assumido o comando da associação por meio do uso da força e de ameaças, e a mesma entidade seria o centro das transações ilegais de compra e venda de imóveis na área grilada, cuidando da parte burocrática e documental do esquema. Além disso, Beto Bomba teria acesso a informações privilegiadas sobre operações policiais na área.

Outro negócio do Escritório do Crime seria o assassinato por encomenda, e os principais clientes são políticos e outras organizações criminosas. A atuação de Marielle Franco junto a moradores vítimas da milícia na zona oeste do Rio é a principal linha de investigação da polícia para o assassinato da vereadora e do seu motorista, Anderson Gomes, em março do ano passado. Há a suspeita do envolvimento de outros parlamentares do crime.

*Agência VIU! com Sputnik

Tags: #Operação Os IntocáveisMILÍCIARio de Janeiro
Notícia anterior

Homens estão em busca de transplante de barba

Próxima notícia

Não queremos uma América Bolivariana, diz Bolsonaro

redacao

redacao

Próxima notícia
Jair Bolsonaro em Davos

Não queremos uma América Bolivariana, diz Bolsonaro

Exportação de frango

Arábia Saudita descredencia frigoríficos brasileiros

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist