É o fim da ditadura dos depilados: procura por consultórios para implantar pelo no rosto só perde para o implante capilar; Leia mais:
IMAGEM: Juan Luis / Flickr
Se a depilação a laser para eliminar definitivamente as barbas até recentemente era um apelo masculino, agora a onda se inverteu: os homens estão buscando cada vez mais o transplante de pelo no rosto.
O procedimento pode demorar algumas semanas, ou até meses, para trazer resultados perfeitos. O período de maior procura é o segundo semestre do ano, quando os homens preparam o visual para a chegada do verão e do carnaval.
A demanda nos consultórios aumentou nos últimos anos, atraindo, principalmente, uma parcela masculina que não nasceu com a genética favorável a ter pelos no rosto de decide lançar mão de métodos definitivos para obter o visual desejado.
Segundo o médico especialista da área, Thiago Bianco, esse tipo de transplante é realizado por poucos cirurgiões no Brasil. Atualmente é o segundo mais procurado pela população, perdendo somente para o transplante capilar.
“O transplante de barba é a melhor solução para reverter esse quadro. Embora seja uma cirurgia que exige grande habilidade do médico, quando bem aplicada, traz excelentes resultados e muita satisfação pessoal”, garante ele.
Bianco, que já realizou dezenas de transplantes de barba, comenta que, em alguns casos, a intervenção é feita para corrigir as falhas da barba, ou ainda, para preencher as áreas sem pelos. Além dos benefícios estéticos, o transplante de barba também ajuda a disfarçar as cicatrizes de acne. Pacientes com lábio leporino também recorrem à técnica.
A cirurgia é realizada sob anestesia local e o paciente tem alta no mesmo dia. “O método consiste na retirada dos fios de cabelo de uma área doadora e, em seguida, transplantada para o rosto. Os ângulos de implantação precisam seguir o padrão natural dos pelos da barba, visto que as unidades foliculares são cuidadosamente lapidadas e separadas por unidade”, explica o médico.
Além disso, o procedimento não deixa marcas ou cicatrizes após a aplicação. “Os fios podem ser vistos na mesma hora e, após alguns meses, o paciente já observa o resultado completo do transplante”, conclui.