Em viagem para o norte do estado do Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (31), o presidente Jair Bolsonaro (PL) irá visitar a cidade de Campos dos Goytacazes e o Porto de Açu para anunciar uma série de investimentos na região.
No entanto, de acordo com o analista de política da CNN Leandro Resende, a ida do presidente ao Rio também marca importantes movimentações políticas.
A passagem de Bolsonaro pelo norte fluminense atrairá a presença de uma série de políticos visando garantir material de campanha para concorrerem na esteira do bolsonarismo. Um desses políticos é o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho.
A família Garotinho exerce forte influência sobre a região norte do estado. O filho de Garotinho, Wladimir Garotinho (PSD), é prefeito de Campos dos Goytacazes, e a região é considerada base eleitoral da família, que marcará presença na visita de Bolsonaro.
A intenção dessa aproximação com o presidente acontece devido ao interesse do União Brasil, partido que nascerá da fusão entre DEM e PSL, de lançar Anthony Garotinho e sua filha, a deputada federal Clarissa Garotinho (PROS-RJ), como candidatos a vagas na Câmara dos Deputados.
O partido enxerga no ex-governador um forte potencial para atuar como puxador de votos para a legenda no Rio de Janeiro. Anthony Garotinho foi governador do estado entre 1999 e 2002, ano em que também concorreu à Presidência da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Longe da vida política há seis anos, Garotinho tentará restabelecer um cargo público pelo União Brasil e alinhado a Jair Bolsonaro. A viagem do presidente marca, portanto, o retorno da família Garotinho aos palanques fluminenses.
Visita ao Porto do Açu
Entre outras coisas, Bolsonaro anunciará: obras de ampliação no trecho urbano da BR-101 em Campos; o aporte de cerca de R$ 14 milhões para construção de um prédio para o Hemocentro da cidade, aumentando a capacidade de atendimento da unidade; e obras na ferrovia EF118, que abastece o Porto do Açu, ligando Rio de Janeiro a Vitória.
Em São João da Barra, o presidente fará o lançamento da pedra fundamental da usina termelétrica GNA II (Gás Natural Açu II), um investimento total de 1 bilhão de dólares localizado no Porto do Açu.
A previsão é de que Bolsonaro desembarque no Aeroporto Bartholomeu Lyzandro, em Campos, por volta das 8h30 de segunda-feira. Ele chegará acompanhado dos ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
Ali mesmo, Bolsonaro e sua comitiva serão recebidos pelo prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), e por Clarissa Garotinho. Na ocasião, serão feitos os cumprimentos oficiais. Nos últimos meses, Wladimir e Clarissa têm apresentado uma série de pedidos ao governo federal, inclusive alguns deles que serão anunciados na segunda-feira.
A segunda agenda da visita será no Porto do Açu, ainda em horário a confirmar. Ali, Bolsonaro fará o lançamento da pedra fundamental da GNA II, importante projeto que contribuirá para a segurança energética do país. Muito provavelmente, ele dará uma coletiva para a imprensa (o cronograma ainda será divulgado oficialmente pelo governo federal).
No dia 30 de setembro de 2021, já tinha ocorrido a inauguração da primeira unidade GNA, com a participação do governador do Rio, Claudio Castro, que também estará presente na segunda-feira.
Em seguida, Bolsonaro deve voltar ao Aeroporto de Campos, de onde seguirá para Itaboraí, para uma vista ao Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).
Juntas, as unidades GNA I e GNA II formarão o maior parque de geração de gás natural da América Latina. As duas são programadas para funcionar em ciclo combinado, ou seja, com o acoplamento termodinâmico de um ciclo a gás com um ciclo a vapor.
A exemplo do que já existe na UTE GNA I, a UTE II será composta por três turbinas a gás e uma turbina a vapor. A capacidade instalada da nova unidade será de 1,6 GW. A inauguração está prevista para daqui a três anos, em 2025.
O pedido para visita a Campos e região tinha sido feito em 4 de agosto, num encontro entre Bolsonaro e parlamentares, entre eles Clarissa Garotinho. Bolsonaro chegou a gravar um vídeo na ocasião, ao lado da parlamentar, no qual prometia atender à demanda.
Na última quarta-feira (26), Clarissa confirmou a agenda nas suas redes sociais: “Conforme prometido, o presidente da República, Jair Bolsonaro, estará na nossa região na próxima segunda-feira. Fará anúncios importantes para o Estado do Rio e para o Norte Fluminense”. Clarissa acrescentou ainda que a vista de Bolsonaro é “mais um importante passo para o fortalecimento do Estado do Rio”.
Sobre as obras na BR-101, Wladimir Garotinho agradeceu ao ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), num vídeo postado nas suas redes sociais: “Foi um pedido que eu e a Clarissa fizemos ao ministro: a duplicação dos trechos urbanos que cortam Campos dos Goytacazes. Ele cumpriu sua palavra conosco. Colocou os recursos necessários no Orçamento federal, e, agora, Bolsonaro virá e fará o anúncio”.