Por meio de release distribuído à imprensa, a Prefeitura de Macaé (RJ) negou neste sábado (09) que a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) serão despejadas da Cidade Universitária.
A informação foi tema de artigo assinado pelo professor Marcos Pedlowski em sua página no Portal VIU!, neste domingo (09), mas também foi amplamente difundida por internautas nas redes sociais.
O release da Prefeitura (reproduzido por sites, blogs locais e o jornal O DIA, chega a qualificar a informação como “Fake News”.
Os campus das duas instituições de ensino no município funcionam no mesmo prédio da Fundação Municipal de Macaé (Funemac) e o que vai acontecer, segundo a Prefeitura, é apenas uma realocação de três salas.
O release também informa que as duas universidades “estarão ganhando um novo bloco, com capacidade para dois mil alunos, numa estrutura com 4.500 metros quadrados de área construída”.
OUTRO LADO
Uma professora do curso de nutrição da UFRJ ouvida pelo professor Marcos Pedlowski, na noite deste sábado, reafirmou a existência de uma correspondência da Funemac informando sobre o despejo de 6 espaços, que seriam 4 da UFRJ e 2 da UFF.
A professora também destacou que os despejos estão ocorrendo no momento em que os profissionais estão de férias.