*Da redação
O jovem de 18 anos que confessou ter estuprado e matado o primo de 10 anos, no bairro Novo Jóquei, em Campos dos Goytacazes (RJ), no norte fluminense, apresentou frieza e não demonstrou arrependimento durante depoimento.
Fábio Eduardo da Conceição foi preso por policiais da 134ª Delegacia do Centro e será indiciado por estupro de vulnerável, homicídio duplamente qualificado (por asfixia e ocultação do crime de estupro).
ENTENDA O CASO
Mateus de Almeida dos Santos, de 10 anos, foi encontrado em um matagal do Novo Jóquei, nu e com ferimentos no tórax e no queixo. O próprio agressor havia “encontrado” o menino.
Na ocasião, ele informou a polícia que tinha visto Mateus na garupa da moto de um desconhecido e que posteriormente o achou no matagal. A criança ainda foi socorrida com vida para o Hospital Ferreira Machado, mas não resistiu ao ferimentos.
As suspeitas da polícia surgiram com as contradições no primeiro depoimento de Fábio. Se intensificaram, porque depois de ser ouvido pela segunda vez ele fugiu para a cidade de Bom Jesus do Itabapoana (RJ).
Outro fator decisivo, foi o depoimento de uma segunda testemunha, que presenciou quando o agressor buscou o primo em um fliperama.
Quando foi registrado o desaparecimento da criança, ele chamou um outro adolescente (que não sabia do episódio) para simular ter encontrado a criança.
De acordo com reportagem do jornal O DIA, a delegada Nathália Patrão, que ouviu o depoimento, disse ter visto sinais de psicopatia no acusado.
Na segunda-feira (17), quando o caso estava sendo noticiado, ele manifestou pesar pela morte do primo. No Facebook, escreveu um texto em que pede a Deus devolva Mateus “em forma de alegria e felicidade”, e diz estar com saudades. Ele também foi ao velório da criança e se comportou normalmente.
A polícia suspeita que o jovem tenha cometido outros crimes com crianças e que mais denúncias podem aparecer com difusão da notícia sobre este último episódio. A delegada pediu a prisão preventiva do agressor por 30 dias.