Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Concessionária de esgoto de Macaé (RJ) utiliza água de reuso para irrigar jardins 

Esgoto tratado gera água para limpeza urbana, além de irrigar jardins e mudas de plantas em Macaé; enquanto isso, Campos convive com esgoto à céu aberto

Viu Online Por Viu Online
23/12/2019 - 11:23 - atualizado em 18/06/2020 - 12:28
em Cidade
A A
Macaé utiliza água de reuso para regar jardins

Água de reuso rega jardins em Macaé-RJ | Foto: Reprodução

Enquanto na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), a concessionária Águas do Paraíba castiga a população com esgoto vazando nas ruas, na cidade de Macaé (RJ), a BRK Ambiental e a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade (SEMA) realizam o projeto piloto regando jardins através da água de reuso (não potável). 

O projeto é parte de uma iniciativa visando uso racional e eficiente da água, minimizando a possibilidade de perdas e desperdícios.

“É uma solução consciente, já que grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso da água. Ou seja, promover o uso sustentável é uma ótima alternativa para o aumento da disponibilidade desse valioso recurso para fins em que realmente há a necessidade de potabilidade”, explica o diretor da BRK Ambiental, Sergio Trentini.

LEIA TAMBÉM

Fórum sobre Abelhas tem inscrições abertas em Campos, no RJ

Wladimir Garotinho está sendo executado por dívidas de IPTU em São João da Barra

Campos-RJ: Procurador de Wladimir pediu o confisco de dinheiro em conta de contribuinte

Campos-RJ: Servidores rejeitam proposta de reforma da previdência municipal 

ENTENDA O CASO

A água de reuso é residuária do tratamento de efluentes sanitários das estações da cidade e está dentro de padrões estabelecidos para a sua reutilização. 

Como tem uma qualidade inferior quando comparada à água potável, não é usada diretamente para consumo humano, mas pode ser aproveitada em diversas atividades, como limpeza de ruas, irrigações paisagísticas, lavagem de carros e equipamentos e manutenção de redes de esgoto. 

O caminhão pipa identificado como sendo de água de reuso residuária do tratamento de esgoto está circulando pela cidade, para atender a programação da rega das mudas plantadas sob a supervisão da Coordenadoria de Arborização.

Uma das atividades em que a água de reuso está sendo utilizada é a rega das novas mudas de espécies variadas que estão sendo plantadas na cidade. 

A iniciativa é da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e até meados de 2020 tem por objetivo plantar mais 2,5 mil mudas, além das que já foram plantadas em áreas como entrada da Lagoa de Imboassica, na Praia do Pecado, no Lagomar, na Glória e no entorno do Shopping Plaza.

“Foram plantadas mil mudas durante este ano e a nossa intenção é fazer logo nas primeiras semanas de janeiro o plantio em toda Avenida Amaral Peixoto. Podemos avaliar que o nosso trabalho foi positivo, no entanto, quanto mais áreas arborizadas, melhor qualidade do nosso ar”, conclui a coordenadora de Arborização e Paisagismo, Alessandra Veloso.

CRISE DE SANEAMENTO EM CAMPOS 

Na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), o município enfrenta um problema crônico com esgoto sanitário. A concessionária Águas do Paraíba, que cobra a taxa de esgoto mais cara do Brasil no município, enfrenta duras críticas por manter vazamento de esgoto nas ruas. 

Esgoto nas ruas de Campos-RJ
Vazamento de esgoto nas ruas de Campos-RJ | Foto: Reprodução

Em alguns casos, o esgoto volta para dentro do quintal das residências. Atualmente a população da cidade se mobiliza contra a possibilidade do município aditivar o contrato da empresa por mais 15 anos.

Águas do Paraíba faz parte do Consórcio Águas do Brasil, integrado pela Queiroz Galvão e Carioca Engenharia. As duas empresas estão implicadas no âmbito da Lava Jato por pagamento de propina a agentes públicos. 

Um dos executivos do Consórcio, Rodolfo Mantuano, que é delator na Lava Jato, foi responsável pela implantação de Águas do Paraíba em Campos. Ao longo dos últimos anos na cidade, a empresa se notabilizou por manter generosos contratos com setores da mídia local por suposta troca de blindagem nos noticiários, relação denominada no mercado publicitário como “mensalão da imprensa”.

Tags: #SaneamentoBásico#Serviço de água e esgoto em Campos-RJCampos-RJMacaé
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

“Lula já é uma carta fora do baralho”, diz Bolsonaro em entrevista 

Próxima notícia

Saiba tudo sobre as loterias de segunda-feira

Viu Online

Viu Online

 Notícias relacionadas

Mapa da água: como garantir uma água limpa para beber?
Opinião

Mapa informa como é possível garantir água limpa para beber

23/03/2022 - 10:13
Feira de adoção de animais será realizada neste fim de semana em Campos, no RJ Ação será neste sábado, das 11h às 17, e no domingo, das 14h às 17h, no Boulevard Shopping.
Cidade

Feira de adoção de animais será realizada neste fim de semana em Campos-RJ

18/03/2022 - 21:26
Crime em Macaé-RJ: Homem matou esposa a facadas e guardou corpo na geladeira
Cidade

Crime da Virgem Santa: Polícia procura suspeito de matar mulher e colocar corpo na geladeira em Macaé

12/02/2022 - 15:04 - atualizado em 13/02/2022 - 10:35
Carregar mais
Próxima notícia
Loterias Onlines

Saiba tudo sobre as loterias de segunda-feira

#Ex-prefeito de Quissamã, Armando Carneiro

Em Quissamã (RJ), ação judicial de Zé Dendeca condena Armando Carneiro e Chiquinho Arué

COLUNISTAS

Coluna Geleia Geral 07: Trem de Doido Mina Turca

Geléia Geral | Arthur Gomes
22/06/2022 03:10

Movimentos sociais dos EUA em marcha contra a miséria no país

Roberto Barbosa
19/06/2022 06:34

Sobre terra sem mal e a poética de Waldo Motta (III)

Deneval Siqueira
19/06/2022 04:14

Federico Baudelaire 04: Em 29 de junho tem Festa Das Bacantes

Federico Baudelaire
19/06/2022 01:07

Jornada de 30 horas para aumentar vagas no mercado de trabalho

Ranulfo Vidigal
17/06/2022 12:30

Campos-RJ: Gatos estão sendo exterminados com agrotóxico usado como raticida 

Marcos Pedlowski
22/05/2022 08:57

Canal Livre: Entrevista de Ciro Gomes desmascara “formadores de opinião” 

Agenor Burla
15/05/2022 06:36

Bezerra Menezes: Testemunha do diálogo de Maria mãe de Jesus com Judas Iscariotes

João Vicente
31/03/2022 03:41

Notícias Campos de GoytacazesNotícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, Macaé-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil e o mundo.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade D+News Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação

RÁDIO VIU! DIGITAL

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Your browser does not support the audio element.
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist