Faltando poucos dias para as eleições municipais, a justiça eleitoral de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense determinou a retirada de publicações falsas contra o candidato à prefeito Wladimir Garotinho (PD), em dois perfis no Facbook.
As publicações difundiam a notícia falsa sobre um suposto indeferimento de registro da candidatura de Wladimir.
A coligação Um Governo de Verdade, representou por propaganda negativa contra o perfil identificado com Heraldo Fonseca, cabo eleitoral do atual prefeito Rafael Diniz (Cidadania) e Leandro Soares, cabo eleitoral do candidato Bruno Calil (SD).
No pedido, os advogados citam publicações nos perfis da dupla contra a candidatura de Wladimir, em uma delas o autor publicou uma notícia falsa sobre um suposto indeferimento da chapa Wladimir e do vice Frederico Paes.
O juiz da 129ª zona eleitoral, Leonardo Cajueiro, deferiu o pedido de liminar e determinou a retirada das publicações do ar sob pena de aplicação de multa de R$ 2 mil diariamente, em caso de descumprimento.
Em um trecho da decisão, o magistrado cita “que nos termos que foi realizada a postagem é falsa ou desinforma o eleitor. Portanto, presente a plausibilidade do direito invocado”.
Em outra parte Cajueiro, diz que a postagem com propaganda irregular pode atingir um número indeterminado de eleitores influenciando a opinião da população de Campos. A reportagem do Portal VIU! tentou contato com os citados, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.
CLIQUE AQUI E LEIA DECISÃO NA ÍNTEGRA
Histórico
Em outubro o mesmo juiz da 129ª Zona Eleitoral, Leonardo Cajueiro, acolheu um pedido de liminar da coligação Um Governo de Verdade e determinou a retirada de todo conteúdo ofensivo ao candidato Wladimir Garotinho (PSD) publicado no site denominado Tá Rolando na Cidade.
A página é atribuída a integrantes do governo municipal e ficou alguns dias fora do ar, mas já voltou a funcionar.
Ainda em Campos, algumas páginas continuam na mira da justiça eleitoral, assim como compartilhamentos em grupos de Whatsapp.