Uma nova tendência entre os jovens está preocupando pais, educadores e profissionais da saúde. Baseados na série de sucesso da HBO, Euphoria, os adolescentes criaram o Desafio Euphoria, que consiste em raspar pó de corretivo e inalar como se fosse cocaína.
Vídeos de jovens fazendo o desafio podem ser encontrados facilmente nas redes sociais, em especial no TikTok. Um ponto singular da tendência é que, assim como a série se passa em um ambiente escolar, o desafio também costuma se realizar nas escolas, em locais como o banheiro, corredores, pátios, ou até mesmo dentro da sala de aula.
A série, que tem classificação indicativa para maiores de idade, é bem popular entre os adolescentes. No entanto, a produção vem sendo criticada pelo uso de drogas por parte dos estudantes da série, que estaria ajudando a glamourizar a atividade.
Riscos à saúde
De acordo com médicos entrevistados pelo G1, além do dano às mucosas causados pela inalação do corretivo, o desafio Euphoria pode agravar casos de doenças inflamatórias das vias aéreas, como rinites e sinusites, além de haver chance de intoxicação pelos ingredientes do produto.
Desafios tem sido “comuns” entre os jovens
No passado outros desafios viraram moda entre os jovens, alguns menos perigosos como o Cinnamon Challenge, ou Desafio da Canela, que consiste em tentar comer uma colher de sopa com canela em pó, a outros mais arriscados, como o Tide Pod Challenge, ou Desafio do Detergente, em que jovens ao redor do mundo consumiram, ou fingiram consumir cápsulas de detergentes utilizados para lavar roupas. Até 2017, oito pessoas já haviam morrido em decorrência do desafio.
Já com o desafio da canela, apesar de não ser tóxica ao corpo humano, por tirar a umidade natural da boca há um risco verdadeiro de se engasgar e sufocar ao tentar consumir o pó.
Outro desafio que assustou bastante aos pais foi o jogo da Baleia Azul, que teria começado em uma rede social russa. Os desafios do jogo vão aumentando gradualmente, passando por automutilação até mesmo o suicídio do participante.