quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

STF adia decisão final sobre nomeação de parentes em cargos políticos

Ministro Luiz Fux pediu adiamento da retomada do julgamento, que já tem maioria para validar as nomeações

redacao Por redacao
30/10/2025 - 08:40
em Política
A A
Apesar de maioria formada, STF ainda não concluiu julgamento sobre a limitação do nepotismo em cargos políticos.

Reprodução | Senado Federal

Compartilhar:

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu adiar a conclusão do julgamento que analisa a possibilidade de nomeação de parentes para cargos políticos. O relator do processo, ministro Luiz Fux, solicitou o adiamento da retomada do caso, que estava prevista para esta quarta-feira (29), após indicar que poderá rever seu voto.

Na semana passada, a Corte formou maioria de 6 votos a 1 favorável à manutenção do entendimento de que a nomeação de parentes para cargos de natureza política — como secretários municipais ou estaduais — não configura nepotismo. Ainda assim, a análise foi suspensa antes do encerramento formal e segue sem data definida para ser retomada.

A discussão teve início com um recurso contra uma lei municipal de Tupã (SP), aprovada em 2013, que proibia a contratação de parentes do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. A norma contrariou a posição anterior do STF, que, desde 2008, veda o nepotismo em cargos públicos, mas abriu exceção para funções políticas.

Na época, o Supremo editou uma súmula vinculante determinando que a nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau para cargos administrativos viola a Constituição. No entanto, meses depois, a Corte esclareceu que a proibição não se aplicava a cargos de natureza política, permitindo que governadores e prefeitos escolhessem parentes para funções estratégicas na administração.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Com o novo julgamento, o STF pode consolidar ou revisar esse entendimento, definindo se a prática continuará sendo considerada legal ou se passará a ser enquadrada como nepotismo.

*Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #Luiz Fuxcargos políticosJulgamentolei municipalNepotismonomeação de parentesPolíticaSTFSupremo tribunal FederalTupã
Notícia anterior

FDA alerta para risco de contaminação metálica em lotes de Coca-Cola e Sprite no Texas

Próxima notícia

Lula defende ação integrada para combater a “espinha dorsal do tráfico” no Brasil

redacao

redacao

Próxima notícia
Donald Trump convidou Lula para integrar o Conselho de Paz para Gaza. Grupo reunirá líderes mundiais e prevê contribuição financeira dos países-membros.

Lula defende ação integrada para combater a “espinha dorsal do tráfico” no Brasil

Orquestra Petrobras Sinfônica se apresenta neste sábado (1º) na Praia dos Cavaleiros, em Macaé, com trilhas de videogames.

Macaé recebe concerto gratuito da Orquestra Petrobras Sinfônica com trilhas de games clássicos

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist