quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Polícia Legislativa investigará vazamento em caso Vorcaro e CPMI do INSS pode ser prorrogada

Senador Carlos Viana afirma que apurações seguem firmes e defende continuidade da comissão diante de novos desdobramentos.

redacao Por redacao
17/03/2026 - 17:33
em Política
A A
Vazamento de dados na CPMI do INSS entra na mira da Polícia Legislativa e amplia tensão no Congresso.

Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Compartilhar:

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga descontos irregulares em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou em uma nova fase de tensão após a confirmação de vazamento de informações sigilosas. O caso envolve dados obtidos a partir da quebra de sigilos do banqueiro Daniel Vorcaro, ligado ao Banco Master.

O presidente da comissão, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta terça-feira (17) que a Polícia Legislativa do Congresso Nacional ficará responsável por apurar a origem e as circunstâncias do vazamento.

Segundo o parlamentar, informações que deveriam permanecer restritas à investigação acabaram sendo expostas, o que pode comprometer a validade de provas e prejudicar o andamento dos trabalhos. Ele ressaltou que dados de natureza pessoal não são o foco da comissão, que busca esclarecer possíveis relações do investigado com instituições públicas e o destino de recursos desviados.

A situação ganhou novos contornos após decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, que determinou a suspensão do acesso da CPMI ao material apreendido e armazenado em ambiente seguro da comissão. A medida visa proteger informações de caráter privado.

Diante disso, Viana informou que pretende questionar oficialmente o Supremo para saber quando os dados poderão ser devolvidos à comissão, já com a retirada de conteúdos considerados sensíveis.

Outro movimento estratégico da CPMI envolve o convite para que o atual presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, e o ex-presidente Roberto Campos Neto prestem depoimento no mesmo dia.

A intenção é evitar disputas políticas durante as oitivas e garantir que ambos apresentem suas versões sobre o chamado Caso Master e sobre a oferta de crédito consignado vinculado a benefícios do INSS. Segundo Viana, trata-se de um problema que atravessa diferentes gestões federais.

O senador também comentou a nova fase da Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal, que aprofunda as investigações sobre o esquema.

De acordo com ele, a deputada Maria Gorete Pereira já havia sido mencionada diversas vezes durante os depoimentos da CPMI. O parlamentar indicou ainda que novas prisões podem ocorrer nos próximos dias, ampliando o alcance da apuração.

Até o momento, ao menos 14 pessoas já foram detidas no contexto do escândalo, que envolve suspeitas de fraudes em benefícios previdenciários e possíveis conexões com agentes públicos e instituições financeiras.

Durante a coletiva, Viana também abordou questionamentos sobre repasses de recursos públicos para entidades ligadas à Igreja Batista da Lagoinha. Segundo ele, diversas instituições religiosas apareceram nas investigações, mas não há confirmação de que tenham recebido recursos diretamente desviados do INSS.

O nome do pastor Fabiano Zettel surgiu nas apurações como possível operador financeiro ligado ao esquema. A igreja, no entanto, nega qualquer vínculo com o banqueiro Daniel Vorcaro e afirma que o religioso atuava apenas como voluntário.

Outro desdobramento importante envolve a decisão do INSS de suspender novas operações de crédito consignado com o Banco C6.

A medida foi adotada após a identificação de irregularidades, incluindo cobranças indevidas diretamente nos benefícios de aposentados e pensionistas. A suspensão permanecerá até que os valores sejam devolvidos aos beneficiários, com a devida correção.

Viana afirmou que a prioridade da comissão é interromper práticas abusivas, proteger os segurados e responsabilizar os envolvidos.

Com o avanço das investigações e o surgimento de novos elementos, o senador defendeu a prorrogação do prazo de funcionamento da CPMI, inicialmente previsto para se encerrar em 28 de março.

Para ele, apesar do calendário eleitoral, é essencial manter o foco nas apurações e garantir que casos semelhantes não voltem a ocorrer no país. A expectativa é que a decisão sobre a extensão dos trabalhos seja debatida nos próximos dias no Congresso Nacional.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #BancoCentral#BancoMaster#CongressoNacional#CPMIdoINSS#CréditoConsignado#DanielVorcaro#FraudePrevidenciária#OperaçãoSemDesconto#PolíciaFederal#PolíciaLegislativa#PolíticaBrasileiraaposentadosINSSInvestigaçãoTransparência
Notícia anterior

BNDES propõe novo Plano Brasil Soberano para reforçar exportações brasileiras

Próxima notícia

Cenário político em Campos pode mudar com saída de Wladimir e posse de Frederico

redacao

redacao

Próxima notícia
Frederico Paes pode virar prefeito de Campos e defende continuidade da gestão

Cenário político em Campos pode mudar com saída de Wladimir e posse de Frederico

BR-101 no Rio de Janeiro terá duplicação, multivias e melhorias que prometem reduzir acidentes e impulsionar o desenvolvimento regional.

BR-101 terá investimento de R$ 6,2 bilhões e vai passar por transformação histórica no RJ

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist