quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Homem que destruiu relógio do Planalto volta à prisão após ordem de Moraes

Juiz de Minas havia autorizado soltura de condenado por atos golpistas; STF aponta decisão ilegal e determina nova prisão.

redacao Por redacao
21/06/2025 - 11:13
em Política
A A
Polícia Federal cumpre ordem do STF e prende novamente Antônio Cláudio, que havia sido libertado irregularmente após vandalismo nos atos de 8 de janeiro.

Imagem: reprodução

Compartilhar:

Antônio Cláudio Alves Ferreira, mecânico que destruiu o relógio histórico pertencente a Dom João VI durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, voltou a ser preso nesta sexta-feira (20) pela Polícia Federal em Catalão, Goiás. A ordem foi expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após revogar a decisão de soltura determinada por um juiz de primeira instância.

Ferreira havia sido libertado na quarta-feira (18) pelo juiz Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, de Uberlândia (MG), que autorizou a progressão de pena para o regime semiaberto e dispensou o uso de tornozeleira eletrônica — alegando indisponibilidade do equipamento em Minas Gerais. A justificativa, porém, foi desmentida pela Secretaria de Justiça do Estado, que informou haver mais de 4.000 tornozeleiras disponíveis.

Moraes reagiu duramente à decisão, apontando que o juiz mineiro agiu fora de sua competência legal. O ministro determinou a abertura de um inquérito contra o magistrado no STF, considerando que a decisão contrariou normas da execução penal. Ferreira só teria direito à progressão após cumprir ao menos quatro anos da pena de 17 anos a que foi condenado, mas havia cumprido apenas dois anos e cinco meses.

Condenação exemplar

Antônio Cláudio foi condenado em junho de 2024 pela Primeira Turma do STF pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e destruição de patrimônio tombado. Além da pena de 17 anos de prisão, ele foi condenado ao pagamento solidário de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Durante o processo, o réu confessou ter destruído o relógio histórico instalado no Palácio do Planalto, afirmando ter agido “em reação aos órgãos de segurança”. Ele foi identificado por câmeras de segurança usando uma camiseta com o rosto de Jair Bolsonaro. Após os ataques, fugiu para Uberlândia, onde foi capturado 16 dias depois por meio de reconhecimento facial e informações levantadas pela Polícia Federal.

A prisão nesta sexta-feira foi realizada com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG) e da Polícia Militar de Goiás. Moraes reforçou que a decisão anterior violava normas legais e que o réu deverá continuar em regime fechado, conforme determina a condenação imposta pelo STF.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #8deJaneiro#AlexandreDeMoraes#AtosGolpistas#Golpismo#JustiçaFederal#PolíticaBrasileira#RelogioHistoricoDemocraciaMoraesSTF
Notícia anterior

Argentina endurece corte de gastos e mira superávit maior sob gestão Milei

Próxima notícia

Queda de balão mata 8 pessoas em Santa Catarina

redacao

redacao

Próxima notícia
queda de balão em santa catarina

Queda de balão mata 8 pessoas em Santa Catarina

H5N1 no radar: o que sabemos sobre a gripe aviária e o preparo do Brasil

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist