quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Fux suspende decisão de Dino e manda plataformas voltar a retirar posts sobre Aparecida

Ministro questionou forma como pedido foi levado a Dino e restabeleceu provisoriamente decisão de André Mendonça

redacao Por redacao
29/09/2026 - 08:37
em Política
A A
Fux suspendeu os efeitos de decisão de Dino e restabeleceu ordem do TSE sobre posts envolvendo Nossa Senhora Aparecida. Entenda o caso.

Imagem: Reprodução/ Carlos Moura/SCO/STF

Compartilhar:

A disputa judicial em torno das publicações sobre Nossa Senhora Aparecida ganhou um novo capítulo na noite de segunda-feira (28). O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu os efeitos da decisão de Flávio Dino que havia liberado conteúdos retirados das redes por ordem da Justiça Eleitoral.

Com isso, voltam a valer, por enquanto, as determinações do ministro André Mendonça no Tribunal Superior Eleitoral. X, Facebook, Instagram, TikTok e Google receberam prazo de 24 horas para retomar o cumprimento das ordens. Segundo a decisão, o descumprimento pode levar à aplicação de multa e outras sanções.

O caso começou depois que se espalhou nas redes a afirmação de que Flávio Bolsonaro pretendia retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de Padroeira do Brasil. Não há registro de proposta do candidato nesse sentido. O projeto usado como origem dessa narrativa é o PL 2.623/2007, apresentado pelo então deputado Professor Victório Galli, do PMDB de Mato Grosso, e arquivado pela Câmara em agosto de 2008.

Ao analisar o caso na sexta-feira (25), Mendonça classificou como “notoriamente inverídica” a afirmação de que Flávio ou sua família pretendiam retirar o título da santa. A ordem, porém, fazia uma ressalva: críticas políticas, opiniões e sátiras continuavam permitidas; a restrição recaía sobre conteúdos que apresentassem aquela afirmação específica como fato. Relatórios apresentados ao TSE apontaram mais de 2 mil publicações de 1.674 contas, que somavam mais de 21 milhões de visualizações.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

No domingo (27), Dino mudou o cenário. O ministro acolheu um pedido do humorista Antonio Tabet dentro de uma reclamação que já tramitava no STF e determinou o restabelecimento de uma publicação dele e de outros conteúdos removidos pelo mesmo fundamento. Dino argumentou que a medida era necessária para preservar as liberdades de expressão e religiosa.

O processo utilizado para apresentar esse pedido, no entanto, tratava originalmente de outro episódio eleitoral: a remoção de um vídeo sobre a inelegibilidade de Deltan Dallagnol. Foi justamente esse caminho processual que Fux questionou. Segundo o ministro, o pedido relacionado a Nossa Senhora Aparecida deveria ter sido apresentado como um novo processo e submetido à distribuição normal entre os integrantes do Supremo, em vez de ser incorporado a uma ação já sob relatoria de Dino.

Fux afirmou ainda que a decisão de Dino poderia permitir que ordens da Justiça Eleitoral fossem contestadas no Supremo sem passar pelo sorteio de relator. Na avaliação dele, isso abriria espaço para escolha do julgador — prática conhecida no meio jurídico como forum shopping. O ministro também citou entendimento anterior do STF que preservou regras próprias da Justiça Eleitoral para a retirada de conteúdos considerados ilícitos.

A decisão desta segunda-feira, no entanto, é provisória. O próprio Fux ressaltou que não anulou o despacho de Dino, apenas suspendeu seus efeitos externos até uma manifestação coletiva do Supremo. A proximidade do primeiro turno, marcado para domingo (4), foi usada como argumento para a urgência da medida.

O presidente do STF, Edson Fachin, sinalizou que pretende levar a controvérsia ao plenário. A expectativa é que o tema possa entrar em discussão na quarta-feira (30). Até que isso aconteça, permanece em vigor a ordem do TSE para remover publicações que apresentem como verdadeira a suposta intenção de Flávio Bolsonaro de retirar o título de Nossa Senhora Aparecida.

A controvérsia, que começou com a circulação de uma informação falsa sobre um projeto arquivado há 18 anos, passou assim a envolver uma questão mais ampla: até onde vai a atuação da Justiça Eleitoral contra desinformação e como essas decisões podem ser revistas pelo Supremo durante uma campanha presidencial.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #Eleições2026#NossaSenhoraAparecidaSTFTSE
Notícia anterior

Leão XIV diz que ódio e divisão não combinam com cristianismo ao falar sobre extrema direita

Próxima notícia

Vulcão desperta após quase 500 anos e NASA registra transformação da paisagem

redacao

redacao

Próxima notícia
NASA divulga imagens do avanço da lava no Krasheninnikov, vulcão russo que voltou a entrar em erupção após quase 500 anos.

Vulcão desperta após quase 500 anos e NASA registra transformação da paisagem

 Macaé recebe a 22ª edição do Desafio Solar Brasil, competição da UFRJ com 13 equipes e barcos movidos a energia fotovoltaica.

Macaé recebe Desafio Solar Brasil com barcos movidos a energia solar

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist