Mesmo com prazo estipulado pela Justiça para entregar o resultado de todos os exames que realizou para testar se tinha Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro desobedeceu.
Os pedidos dos resultados foram protocolizados pelo Jornal Estadão, com base na Lei de Acesso à Informação. Bolsonaro diz que testou negativo, mas se nega a mostrar o resultado argumentando que fere sua privacidade.
Nesta nesta quinta-feira (30), o Estadão pediu à Justiça Federal de São Paulo uma apuração de descumprimento de ordem judicial. O pedido foi formalizado após a Advocacia-Geral da União (AGU) não encaminhar os “laudos de todos os exames” do novo coronavírus feitos por Bolsonaro.
A assessoria de comunicação da AGU informou à reportagem que encaminhou à Justiça Federal de São Paulo um relatório médico de 18 de março no qual atesta que o presidente Jair Bolsonaro se encontra “assintomático” e teve resultado negativo para os testes do novo coronavírus realizados no mês passado – mas não enviou a cópia dos exames.
Na última segunda-feira, o Estadão garantiu o direito de obter os testes de covid-19 feitos por Bolsonaro. Por decisão da juíza Ana Lúcia Petri Betto, foi fixado um prazo de 48 horas para a União fornecer “os laudos de todos os exames” feitos pelo presidente da República para identificar a infecção ou não pelo novo coronavírus.