quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Saiba o que dizem as resoluções do TSE sobre as eleições de 2020

Critérios para registros de pesquisas eleitorais e órgãos que poderão fiscalizar a eleição de vereador e prefeito em 2020

redacao Por redacao
12/12/2019 - 20:30 - atualizado em 15/12/2019 - 11:41
em Política
A A
Ministro Roberto Barroso

Vice-presidente do TSE, ministro Roberto Barroso | Foto: TSE

Compartilhar:

A partir do dia 1º de janeiro, toda pesquisa de opinião pública envolvendo candidatos ou as eleições de 2020 devem ser previamente registradas na Justiça Eleitoral por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle).

A exigência consta na resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão realizada nesta quinta-feira (12). 

A norma determina que o registro da pesquisa deve ocorrer em até cinco dias antes da divulgação. 

As regras estão disciplinadas na legislação eleitoral e detalhadas na resolução. Entre as novidades incluídas na norma, está uma sugestão da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) para fixar um marco a partir do qual é admitida a retirada de um candidato da pesquisa. 

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Sendo assim, o texto passa a determinar que o candidato cujo registro seja indeferido, cancelado ou não conhecido somente poderá ser excluído da pesquisa quando cessada a condição sub judice, ou seja, quando houver um julgamento definitivo sobre o seu pedido de registro. 

Essa novidade foi incluída no parágrafo 1º do artigo 3º da resolução.

Pela primeira vez, essa resolução passa a trazer a proibição expressa de que sejam excluídos da lista da pesquisa os nomes de candidatos que tenham a confirmação de seu registro de candidatura ainda pendente de aprovação pelo TSE.

Agora, um candidato só pode ter seu nome excluído de uma pesquisa eleitoral quando seu registro não estiver mais sub judice, ou seja, quando sua candidatura tiver sido indeferida em definitivo, sem possibilidade de recurso judicial.

A norma visa evitar o que ocorreu em 2018, quando houve mais de um pedido ao TSE para que o nome do então candidato ao PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fosse retirado de pesquisas eleitorais ante a perspectiva de que ele tivesse seu registro de candidatura negado. 

À época, a Justiça Eleitoral somente permitiu a retirada do nome do ex-presidente das pesquisas depois da confirmação do indeferimento de sua candidatura.

ENTENDA AS RESOLUÇÕES 

Na sessão desta quinta-feira, os ministros do TSE aprovaram as primeiras resoluções que vão disciplinar as eleições municipais de 2020. Confira: 

1 – As minutas que tratam de Pesquisas Eleitorais;

2 – Cronograma Operacional do Cadastro Eleitoral

3 – Modelos de Lacres

4 –  Procedimentos de Fiscalização e Auditoria do Sistema Eletrônico de Votação. 

O relator das instruções é o ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do TSE. 

QUEM PODERÁ FISCALIZAR 

Outra grande novidade nas resoluções do TSE é a ampliação do rol de entidades que podem fiscalizar a votação, que passa agora a incluir, por exemplo. Confira:

1 – Forças Armadas

2 – Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

3 – Tribunal de Contas da União (TCU) 

4 – Entidades privadas, sem fins lucrativos, que possuam notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública e sejam previamente credenciadas junto ao TSE.

5 – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

6 – Congresso Nacional

7 – Supremo Tribunal Federal (STF)

8 – Ministério Público

9 – Polícia Federal 

10 – Departamentos de tecnologia da informação de universidades.

PROPAGANDA ELEITORAL 

Também foram aprovadas nesta quinta-feira as resoluções relativas aos lacres das urnas e ao cronograma do cadastro de eleitores. Pela legislação, o TSE tem até o fim deste ano para aprovar todas as resoluções relativas ao pleito do ano que vem.

Uma das mais esperadas é a que trata da propaganda eleitoral, que deve trazer novidades a respeito do uso da internet e também sobre as notícias falsas, também conhecidas como fake news.  

Tags: #Eleições2020#ResoluçõesTSE
Notícia anterior

10 setores produtivos que mais movimentam a economia de Campos (RJ)

Próxima notícia

Italva (RJ): TSE manda marcar data para novas eleições 

redacao

redacao

Próxima notícia

Italva (RJ): TSE manda marcar data para novas eleições 

Secretaria de Saúde de Campos (RJ)

Secretaria de Saúde de Campos (RJ) adia licitação para contratação de empresa de TI 

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist