quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Deslizamento atinge casas e deixa 15 pessoas desalojadas em Macaé

Barranco cedeu no bairro Campo do Oeste após período de chuva; crianças foram retiradas dos escombros por moradores e Defesa Civil avaliou outros imóveis da região.

redacao Por redacao
07/10/2026 - 07:40
em Cidade
A A
Deslizamento atingiu residências na Rua Chile, no Campo do Oeste, e obrigou moradores a deixarem os imóveis.

📸Reprodução/Internet

Compartilhar:

Um deslizamento de terra atingiu residências e deixou 15 pessoas desalojadas no bairro Campo do Oeste, em Macaé, no Norte Fluminense. A ocorrência foi registrada na manhã de sábado (3), na Rua Chile, depois de um período de chuva no município.

Segundo a Defesa Civil, as equipes foram acionadas por volta das 9h. Três casas foram atingidas pelo deslizamento, enquanto outros imóveis próximos precisaram passar por avaliação devido ao risco de novos desabamentos.

Apesar dos danos materiais, não houve registro oficial de feridos.

Crianças estavam em uma das casas

Entre os moradores atingidos está uma família com duas crianças, um menino de seis anos e uma menina de um ano e sete meses.

Leia Também

Macaé amplia oferta de insulina glargina para crianças e idosos com diabetes

Justiça limita fiscalização de vereador em São Francisco; multa de R$ 2 mil por descumprimento

Segundo relatos de moradores, os dois estavam dentro de uma das residências no momento em que o barranco cedeu e foram retirados dos escombros por pessoas que estavam no local.

A família perdeu os pertences que estavam na residência e precisou deixar o imóvel.

Inicialmente, pais e crianças foram acolhidos por amigos. Posteriormente, a família conseguiu um apartamento, com os custos assumidos pelos próprios familiares.

Lama invadiu quartos e danificou paredes

A força do deslizamento também provocou danos significativos em outra residência atingida.

A lama avançou sobre dois quartos e comprometeu paredes e outras partes da estrutura do imóvel.

Com o risco provocado pela movimentação do terreno, a orientação da Defesa Civil foi para que moradores não permanecessem nas construções consideradas inseguras.

Dez imóveis passaram por avaliação

Após o deslizamento, as equipes realizaram vistorias na área atingida.

Além das casas diretamente afetadas, outros dez imóveis foram vistoriados ou interditados preventivamente.

Ao todo, 15 moradores tiveram de deixar suas residências.

A medida foi adotada diante da possibilidade de novas movimentações do solo, já que o barranco continuou apresentando sinais de instabilidade depois da primeira ocorrência.

Chuva começou durante a madrugada

Moradores relataram que os primeiros sinais de movimentação do terreno apareceram ainda durante a madrugada.

Com a chuva, barro começou a descer pela encosta por volta das 4h. A situação teria se agravado ao longo das horas seguintes, até que parte do barranco cedeu pela manhã e atingiu as construções.

Depois do deslizamento, a preocupação passou a se concentrar também nas residências que permaneceram próximas à encosta.

Moradores temem que novas chuvas provoquem outros deslizamentos e ampliem os danos na região.

Risco na encosta seria antigo

A situação da encosta já provocava preocupação entre moradores do Campo do Oeste.

Segundo relatos da população, o local apresenta histórico de instabilidade e já teria registrado outro deslizamento em 2019.

Moradores também afirmam que uma obra de contenção chegou a ser iniciada anos atrás, mas a intervenção não teria alcançado o trecho da Rua Chile onde ocorreu o novo deslizamento.

A comunidade cobra uma solução definitiva para estabilizar a encosta e reduzir os riscos para as famílias que vivem na área.

Defesa Civil mantém atenção na região

A ocorrência mobilizou equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Com imóveis danificados e outros interditados preventivamente, a situação das famílias afetadas passou a depender das condições de segurança identificadas nas vistorias.

A Defesa Civil orienta que moradores de áreas sujeitas a deslizamentos fiquem atentos a sinais como movimentação de terra, rachaduras em paredes ou no solo, inclinação de árvores e postes e surgimento repentino de água na encosta.

Em situações de risco, a recomendação é deixar imediatamente o imóvel e acionar os órgãos de emergência.

*Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #CampoDoOeste#Chuva#DefesaCivil#Desalojados#NorteFluminense#NoticiasMacae#NotíciasRJ#RiodeJaneiroChuvasDeslizamentoMacaéMacaéRJSegurançaTemporal
Notícia anterior

TH Joias vira réu no TJRJ por suspeita de associação ao tráfico

Próxima notícia

OEA avalia eleições brasileiras como pacíficas apesar da polarização

redacao

redacao

Próxima notícia
OEA considera eleições brasileiras pacíficas e destaca atuação da Justiça Eleitoral, mas aponta desafios relacionados à polarização, desinformação e inteligência artificial.

OEA avalia eleições brasileiras como pacíficas apesar da polarização

Faculdades têm até 7 de outubro para aderir às vagas remanescentes do Fies 2026. Inscrições dos estudantes acontecem de 26 de outubro a 3 de novembro.

Fies 2026: faculdades têm até esta quarta para aderir às vagas remanescentes

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist