quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Grupos reflexivos para autores de violência doméstica crescem 125% no Brasil em seis anos

Iniciativas previstas na Lei Maria da Penha passaram de 312 para 704 unidades e são usadas pela Justiça como medida de reeducação e prevenção à reincidência.

redacao Por redacao
06/07/2026 - 12:33
em Brasil
A A
   O Brasil registrou um aumento significativo na implementação de grupos reflexivos destinados a autores de violência doméstica nos últimos seis anos.

Imagem: Reprodução/ Agência Brasil

Compartilhar:

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número dessas iniciativas cresceu 125% entre 2020 e 2026, passando de 312 para 704 grupos em funcionamento no país.

Previstos na Lei Maria da Penha, esses grupos são aplicados como medida judicial a homens responsabilizados por violência contra mulheres.

A participação não é voluntária, sendo determinada pelo Judiciário como parte de um conjunto de ações voltadas à responsabilização e à reeducação dos agressores.

Segundo o CNJ, a proposta não se limita ao caráter punitivo. O objetivo central das atividades é prevenir a reincidência e promover a reflexão sobre comportamentos, relações de gênero, padrões de convivência e aspectos associados ao machismo estrutural e às dinâmicas de poder que podem estar ligadas à violência.

Leia Também

Emissões de gases de efeito estufa caem 9% no Brasil em 2025

Prefeituras têm até 12 de dezembro para prestar contas sobre gestão de praias e orlas

Os encontros são conduzidos de forma orientada, com debates e atividades que incentivam a análise crítica das atitudes dos participantes e o entendimento dos impactos da violência doméstica sobre as vítimas e a sociedade.

O crescimento no número de grupos reflete uma ampliação da adoção dessa estratégia dentro do sistema de Justiça brasileiro, que busca fortalecer políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero e aprimorar mecanismos de proteção às mulheres.

Como parte desse processo, o CNJ prepara para agosto — mês em que a Lei Maria da Penha completa 20 anos — a divulgação de diretrizes para orientar a atuação do Judiciário nessa área.

Também está previsto o lançamento de um manual técnico com normas para padronizar a criação, o funcionamento e o acompanhamento desses grupos em tribunais de todo o país.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #CombateÀViolência#DireitosHumanos#LeiMariaDaPenha#PolíticasPúblicas#Reeducação#violenciadomesticaBrasilCNJJustiçaMulheres
Notícia anterior

Excesso de cesáreas acende alerta na saúde

Próxima notícia

Inscrições do Prouni 2026 começam nesta terça-feira (7) com bolsas em universidades privadas

redacao

redacao

Próxima notícia
Inscrições para o Prouni do segundo semestre de 2026 começam em 7 de julho e seguem até o dia 10, com bolsas em instituições privadas de ensino superior.

Inscrições do Prouni 2026 começam nesta terça-feira (7) com bolsas em universidades privadas

Câmara aprova urgência para projeto que reduz a APA da Baleia Franca, em Santa Catarina. Especialistas alertam para impactos ambientais e riscos à biodiversidade.

Câmara acelera projeto que reduz APA da Baleia Franca e preocupa ambientalistas

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist