quarta-feira, 21 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Diretor da PF diz que investigação sobre emendas não terá “caça às bruxas”

Operação na Câmara reacende debate sobre desvios e responsabilidade política.

redacao Por redacao
16/12/2025 - 17:30
em D+News
A A
Compartilhar:

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou nesta segunda-feira (15) que políticos envolvidos em esquemas de desvio de emendas parlamentares serão investigados independentemente de quem sejam, mas sem perseguição política ou “caça às bruxas”. A declaração foi feita durante conversa com jornalistas, três dias após uma operação da PF que cumpriu mandados na Câmara dos Deputados.

A ação teve como alvo uma ex-assessora do então presidente da Câmara, Arthur Lira, apontada como coordenadora de um esquema de desvio de recursos ligados às emendas do chamado orçamento secreto. Segundo Andrei Rodrigues, a investigação não criminaliza as emendas parlamentares nem a atividade política em si, mas busca responsabilizar eventuais envolvidos em práticas ilegais.

Durante a conversa, o diretor-geral pediu que suas declarações não fossem reproduzidas em áudio e ressaltou que é preciso separar o instrumento legal das emendas de possíveis desvios cometidos por indivíduos. Para ele, a responsabilização deve ocorrer com base em provas e dentro do devido processo legal.

Andrei Rodrigues também fez críticas à soltura de presos ligados ao crime organizado. Sem citar diretamente nomes no início, afirmou que a criminalidade é responsabilidade de todos e que não considera “razoável” a liberação de pessoas envolvidas em organizações criminosas. A declaração foi uma referência à soltura do deputado estadual Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Leia Também

STF pode reabrir disputa pelo governo do Rio e levar eleição ao segundo turno

Fiocruz encontra cocaína em 59 de 60 amostras de água de rios do Rio de Janeiro

Bacellar havia sido preso sob acusação de vazar informações sigilosas sobre uma operação que resultou na prisão do deputado estadual TH Joias. Dias depois, a Alerj aprovou a soltura do parlamentar. Para o diretor-geral da PF, há uma contradição entre discursos de combate ao crime organizado e decisões políticas que resultam na liberação de investigados.

“Não adianta fazer discurso de enfrentamento ao crime organizado e, depois, na hora de votar, apertar o botão do ‘soltar’”, afirmou Andrei Rodrigues. Segundo ele, o enfrentamento ao crime exige mais rigor, menos anistias e foco nos financiadores e líderes das organizações criminosas.

O diretor-geral confirmou ainda a prisão, no último fim de semana, do filho de um empresário garimpeiro em Manaus. De acordo com a PF, ele teria ajudado o deputado Alexandre Ramagem a fugir para os Estados Unidos. O preso está sendo interrogado e outras pessoas suspeitas de envolvimento no plano de fuga também serão investigadas. Ramagem foi condenado por envolvimento na tentativa de golpe de Estado e teria ido para Miami para escapar da punição.

Sobre o chamado caso Master, Andrei Rodrigues afirmou que o envio do processo ao Supremo Tribunal Federal (STF) não prejudicou as investigações. Segundo ele, há autoridade com foro privilegiado envolvida, o que justifica a atuação do STF, e a apuração segue com cautela para evitar nulidades processuais.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #CrimeOrganizado#emendasparlamentares#PolíciaFederalAlerjJustiça
Notícia anterior

Moraes vota para condenar cinco réus por trama golpista no STF

Próxima notícia

Flávio Bolsonaro critica Moraes por não autorizar cirurgia do pai

redacao

redacao

Próxima notícia
TCU nega pedido para suspender empréstimo de R$ 20 bilhões destinado aos Correios.

Flávio Bolsonaro critica Moraes por não autorizar cirurgia do pai

Classificação à final coloca Vasco entre as maiores premiações do país

Premiação do Vasco na Copa do Brasil já supera arrecadação de 2023 e 2024

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist